quarta-feira, 11 de abril de 2012

Marcos do sono - adormecendo sozinho

  Sabe aquelas conquistas super normais, pelas quais todas crianças passam, mas quando acontece com seu filho pela 1a. vez você fica toda boba? Hehehe. Pois é, tivemos mais uma aqui.
  Semana passada fiz um playdate aqui em casa. 4 mulheres, 4 crianças, muita conversa, muita risada e muita alegria. Passamos a manhã, almoçamos e, mais ou menos às 13:00, o Nathan veio me pedir a titi (chupeta). Isso podia significar duas coisas: 1) sono ou 2) queria atenção. Xiiii. A hora era péssima. Uma das visitas estava quase indo embora, outra arrumando minha cozinha enquanto eu insistia pra ela que não precisava... Enfim, não era uma hora boa pra eu ir lá deitar com o Nathan até ele adormecer.
  Mas ele parecia realmente com sono, tava molinho, esfregando os olhinhos, então fiz rapidinho o ritual pré-cochilo: escovar os dentes, pegar chupeta, trocar fralda, tirar as meias, deitar na cama e cobrir. Aí ele pediu o Bear, ursinho dele. Procurei, levei pra ele e falei: "Nathan, a mamãe vai lá na sala que a gente tá com visita. Daqui a pouco eu venho aqui, tá?". Dei beijo e saí. Deixei a porta aberta, crente que logo logo ele ia sair da cama e ia vir atrás de mim, com chupeta na boca. Mas não veio, não. Ficou lá e eu ainda ouvi de longe ele conversando com o Bear, ou cantando, sei lá.
  Uns minutinhos depois percebi que ele parou de falar. Fui até o quarto na ponta dos pés, espiei e vi que ele tava quietinho, olhando pro infinito, olhinhos piscando. Voltei pra sala bem sorrateiramente, antes que ele me visse. Esperei mais alguns minutos, fui espiar novamente e... Uau!! Ele dormiu!! Sozinho!! Inédito! Que maravilha! Fechei a porta e pude ficar tranquila finalizando as conversas, arrumando a cozinha, me despedindo das visitas, etc.
  E minhas amigas todas elogiando: "Como ele é bonzinho! Como ele é tranquilo! Que gracinha!". Bom, ele é tudo isso e muito mais, hehehe. Mas não dá pra esquecer as vezes que ele demora mais de 1 hora pra adormecer. E a pobre mãe (ou pai) deitada ali do lado, olhando pro teto e torcendo pra pequena criaturinha dormir logo. :-P

  Claro que eu não espero que de hoje em diante vai ser só deitá-lo na cama, dizer boa noite e sair. Mas ainda assim achei bem legal. Pelo menos já sei que, se ele tá com sono e quer dormir, não preciso me preocupar com visitas.


5 comentários:

  1. Que legal! Adormecer sozinho pode ser muito útil quando o irmãozinho chegar. Sozinho não né, com o Bear... E depois do ritualzinho com a mamãe. Minhas meninas amam um ritual, acho que passa confiança e elas já sabem qual parte elas devem desempenhar também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a primeira coisa que pensei foi justamente que essa independência viria bem a calhar com a chegada do irmão. :-)

      Excluir
  2. Que bom, que bom!! Parabéns por mais esta conquista! Acho que você deve tentar fazer isto mais vezes, para que o ritual, como a Ale disse ali em cima, seja consolidado. VAi ser realmente útil com o irmãozinho e para o papai e a mamãe terem uma folguinha também, claro. Estamos tentando o mesmo com a Helena (que estava passando por uma fase catastrófica) e acredita que tem dado certo? Antes ela estava acordando de 2 em 2 horas, parece que para se certificar de que estaríamos ali, sei lá. Desde que passamos a incentivar o adormecer sozinha, as coisas melhroaram muito e ela só acorda uma única vez!

    Quanto à técnica do arroz, hehehee, é muito simples. Você coloca arroz num potinho (pouco, tipo duas colheres de sopa e algumas gotas de corante próprio paa alimentos. Tampa o potinho e aí é só sacudir :-) Fica lindo, não fica??
    Ai Lica, tô com saudades de vocÊ hoje, sabia? Não quer vir me visitar não?

    Beijo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, logo pensei em como faria para fazer isto acontecer mais vezes e, aos poucos, todas as vezes. Tentei mais alguns dias a ideia de falar "vou ali e já volto", hehehe, mas não deu muito certo. Quando eu voltava, ele estava sentadinho na cama, todo quietinho me esperando. :-) Aí ele apontava pro "meu lugar" do lado dele, na cama e deitava.
      Mas também, outro problema é que ultimamente ele só tem sono na hora errada. Desde que entrou o horário de verão, na verdade. Mas essa é uma longa história, outra hora escrevo só sobre isso.
      Ah, também fiquei com saudades, principalmente depois de ler o post lá no seu blog falando, entre outras coisas, da nossa infância. E visitar... infelizmente não dá, bem que eu gostaria, com licença. Leve um email! :-)
      Beijo!

      Excluir
  3. é bom né! A Bê já adormeceu varias vezes sozinha, mas na maioria pede pra eu ficar com ela...e eu sempre durmo antes! hahahaha....bjo!

    ResponderExcluir