sábado, 16 de abril de 2011

Areia

  Tava aqui pensando, pensando... Aí em vez de pensar resolvi escrever.
  A gente foi pra praia em janeiro. Apenas 3 meses atrás. Ainda assim, o Nathan já mudou tantas coisas nesse período.

  Em janeiro ele não era muito fã de areia. Não gostava quando os pés afundavam na areia da praia e também não achou tão divertido assim brincar com ela. Já agora, quando vamos no parque, ele fica um tempão brincando com a areia. Faz montinhos, espalha, junta um montinho na mão e vai jogando devagarzinho, vendo o vento levar. Enfim, fica explorando pra ver o que mais tem pra fazer de divertido com esse negócio.

  Em janeiro ele colocou a colher no prato e depois levou na boca, só por imitação. Hoje ele comeu quase a refeição inteira sozinho, com a colher. Semana passada ele ainda derrubava a maior parte da comida, hoje acertou praticamente todas as colheradas. Tomar líquidos ele sempre tomou no copo, mas com ajuda. Agora ele toma o leite na caneca sozinho. E ainda segura o copo com uma mão só, o metido, rsrsrs. :-) Vejam foto dele em sua mesinha.


  Em janeiro ele dormia 2 ou 3 vezes por dia. Já este mês ele começou a dormir uma vez só. Antigamente eu ficava pensando comigo mesma: como vou saber que tá na hora de dormir uma vez só? Que bobinha que eu era em pensar nisso, quando é tão simples! É muito fácil, é só ver quando o escândalo atinge níveis insuportáveis. :-) É que normalmente o Nathan adormece fácil. Levo pro quarto, tudo escuro, ele mama e dorme. Aí, de uma hora pra outra, a hora de cochilar (tanto de manhã quanto à tarde) virou um drama! Ou ele ficava rolando, rolando, rolando e não adormecia, ou, mais comum, ficava berrando porque queria levantar e eu não deixava. Se eu insistisse, ele acabava adormecendo. Mas depois de um dia que eu tive que ficar quase 1 hora deitada com ele, me toquei que se ele estivesse com sono, teria se entregado mais cedo. Tentei adiar um pouco a hora de dormir por alguns dias (em vez de 10:00, coloquei pra dormir 11:00), mas não deu certo. Ele dormia fácil o cochilo da manhã, mas o cochilo da tarde continuava fazendo escândalo. E se eu adiasse o da tarde também, aí à noite ele dormia tarde demais.
  Enfim, o único jeito foi mudar para o cochilo único, depois do almoço. Nas horas finais ele fica bem cansado e manhoso, mas ainda assim é melhor do que tava antes. Pelo menos depois do almoço ele capota rapidinho.

  Em janeiro ele falava muito, mas não dizia quase nada. :) Agora já sabe várias palavrinhas. Mas às vezes ainda fica confuso. Já falei pra vovó Maria, agora vou contar aqui um "causo". A titia Cintya deu pra ele um livrinho chamado "Cadê minha mamãe?". É a história de um pintinho que acordou um dia, não sabia onde tava a mãe dele e saiu procurando. Nesse livro a palavra mamãe é repetida várias vezes. Bom, o Nathan adoooora esse livro, desde o 1o. dia até hoje. Toda vez que começo a ler pra ele, não posso parar. É chegar no final, que ele pede pra ler de novo. E de novo. E de novo. E de novo. Sei que eu sempre enjoo antes dele e a sessão de leitura acaba em birra. :-) Então, sempre que eu leio, no final já escondo o livro.
  Sei que nisso o livro ficou guardado um tempo. Aí há algumas semanas lembrei do livro e li pra ele. Bom, ele continua a-do-ran-do o livro e pediu pra eu ficar lendo de novo, de novo e de novo. Mas dessa vez teve um resultado inesperado. Desde esse último dia, ele passou a apontar para o livrinho dele e falar "mamãe". E passou a me chamar de papai, hahaha. Agora tanto eu quanto o Alessandro somos papai e todos os livros se chamam mamãe, hehehe. Acho que tá faltando gente falando português por perto, rsrsrs. Ele está ficando confuso. :-)
  E olha que eu tento... Toda vez que o pego no colo falo "vem com a mamãe" ou "colo mamãe", enfim, qualquer coisa com mamãe. Aponto para fotos onde estou eu e o Alessandro e falo quem é o papai e quem é a mamãe. Mas na verdade acho que ele sabe, só não quer é falar. Porque quando falo "dá beijo na mamãe", ele sempre me dá.

  Até o beijo dele tá diferente. Antes ele vinha com a boca aberta e encostava a língua babada na minha bochecha, hehehe. Agora ele já faz biquinho e até barulhinho. Faz "mmmmm-ááa!" Eu muitas vezes faço esse "barulho de beijo", então ele acabou aprendendo.
 
  A imitação, claro, continua. Ele tenta lavar o meu cabelo. Pega papel higiênico, joga na privada e dá descarga. Só faltou se limpar, hehehe. Tira cabelos da escova e joga no vaso, igual eu faço às vezes. :-) Pega a caneca com leite e tenta despejar no prato (igual eu faço preparando o cereal de manhã). Rabisca com giz de cera (e se eu me distrair, rabisca o sofá com caneta, ).

  Já contei que quando o Nathan acorda de madrugada, o Alessandro normalmente vai lá dar água e ver se isso é o suficiente. Se sim, ele toma água, deita e dorme. Quando não é, o Nathan senta na cama e fica quietinho, me esperando. Quando o Alessandro demora pra sair do quarto, é porque estão me esperando. Aí dia desses o Nathan chorou. Como já passava da meia-noite, desliguei o computador, escovei os dentes, fiquei pronta pra dormir e fui lá. Quando entrei no quarto, ele ficou tão feliz de me ver que começou a bater palmas. :-) Muito bonitinho. Na época em que ele ainda me chamava de mamãe, ele falava "mamãiiiiiiiiiii" quando me via. Mas agora eu sou papai, né? Fazer o quê? :-)

  Mais algumas fotos:
Nossa, eu lembro de uma foto do comecinho deste ano que ele tava com essa mesma camiseta. Ela passava da bunda, ficava compridinha. Agora ele parece tão compridão nessa foto..

O Nathan adora escalar as coisas. O que ele mais gosta de fazer com essa mesinha é subir e ficar sapateando em cima dela. Agora que o estou convencendo de que ela é um bom apoio pra rabiscar em papel.


Não tem nada de muito especial nessa foto, mas acho ela tão bonitinha!!

  Além de uma mesinha, o Nathan também tem uma cadeirinha. Essa foto me lembra de outra mudança. Antes ele via tv, mas pra ele acho que eram apenas cores e sons. Já agora ele assiste desenhos e entende. Às vezes ele tá sentadinho em frente à tv, assistindo e, de repente, dá uma risada. É bem bonitinho. :-) Normalmente ele ri quando os personagens riem, mas às vezes acha graça de alguma coisa sozinho e dá uma risadinha. E também não gosta e reclama quando a gente tira do canal de desenhos. O preferido dele é o Toopy and Binoo.
  Aqui tem um canal que só passa desenhinhos beeeeeem de criancinha. Esse é um deles. Os dilemas dos personagens são do tipo "minha pipa não quer voar" ou "não consigo escolher o que comer", rsrsrs. :-)

  Ok, acho que já tá bom por hoje. Já dá pra vocês aguentarem até eu acabar de ajeitar minha mudança. Um beijo e até a próxima.

3 comentários:

  1. Que lindo ele está Lica.
    A foto dele sentado na cadeirinha, todo de azul marinho está um escândalo de bonita.
    bjs. Mãe
    Felicidades na casa nova.

    ResponderExcluir
  2. Nada demais na foto, tá linda! São fotos assim q eu adoro..dá pra ver a perfeição desse rostinho....demais...ah, deixa eu comentar sobre as mudanças...acho q foi tb de uma hora pra outra q a Bê não quis mais dormir várias horas por dia...e notei pelo escândalo q ela fazia pq não queria dormir...e eu insistindo..aí desisti...hj ela dorme só após o almoço e já estou querendo tirar essa soneca, pq ela acaba indo pra escolinha tarde e minha tarde começa as 3h da tarde....precisaria mais de tempo pra trabalhar mais...o ritual é deitá-la ligar a tv, no dvd bebe mais e pimba, marquei esses dias, meu marido leva 7 minutos, eu demoro bem mais pq ela quer meu colo, fica se esfregando, querendo brincar comigo...e c ele ela quer dormir só....hehehehehe até eu fico morrendo de sono com os dvds do bebe mais..são calmos demais com músicas clássicas...bjinho!

    ResponderExcluir
  3. Ai Lica como ele está gde!!!! E também muito lindo, ah e a foto dele com vc tbem esta linda!!!!! bjos dú

    ResponderExcluir