quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mudança para Burlington

  Antes de ontem completamos 3 meses no Canadá. Agora as coisas já estão bem mais ajeitadas por aqui. Tanto eu quanto o Alessandro já temos a carteira de motorista definitiva. Fizemos o teste de rua e foi tudo bem. E já tendo carteira de motorista, nada melhor que comprar um carro, certo? Então sábado passado compramos, aproveitando que um colega do Alessandro estava vendendo o dele. É um Hyundai Santa Fe. Bem grandão, com portamalão! Bonzinho de dirigir. Ainda bem que por aqui as vagas de estacionamento são grandinhas, mesmo nos prédios. Acho que esse carro não caberia na vaga do prédio da minha mãe nem com 1000 manobras...
  Mudamos pra Burlington sábado retrasado, dia 16. Cidade tamanho médio, 170.000 habitantes, na beira do Lake Ontario e a uns 80km das cataratas de Niagara. Para a mudança, alugamos um mini-caminhão, dois colegas ajudaram a carregar as tralhas e pronto, cá estamos. Logo que chegamos, encontrei no balcão da cozinha um kit de boas vindas. Tinha jornal, garrafinhas de água, pipoca de micro-ondas e itens básicos de limpeza (esponja, palha de aço, etc). Que meigo isso, não?
  Bom, acho que pra justificar o kit boas vindas tenho que explicar melhor como funciona o esquema. Por aqui existem dois tipos de prédios. Tem os prédios normais, como no Brasil, onde cada apartamento é de um dono. Aqui esses prédios são chamados de "condos", ou condomínio. A segunda categoria são os prédios de "apartamentos". Nesse caso o prédio inteiro é de uma empresa, que aluga e administra.
  A gente mora nesse 2o. tipo de prédio. Tem algumas vantagens nesse negócio, além do kit boas vindas, hehehe. Qualquer serviço que você precise (entupimento, vazamento, interfone não funciona, sei lá) é só fazer uma requisição e rapidinho eles resolvem. Tem um escritório que fica no térreo, aberto todos os dias. Então qualquer coisa é só passar lá. E para agradar os "clientes", eles também oferecem algumas atividades no prédio. Na páscoa, por exemplo, o Nathan participou de uma "caça aos ovos". Também tem sessões de cinema numa salinha, hidroginástica e aulas de natação na piscina, aulas de yoga, entre outros eventos. A sala de musculação acho que não tem instrutor, mas é bem equipada e tudo é bem conservado. E nem existe taxa de condomínio!!
  Claro que existem regras, como todo prédio. Aqui os apartamentos já vem com fogão e geladeira. Comprei minha própria máquina de lavar louças, mas acho que li em algum papelzinho por aí que era proibido máquina de lavar roupa nos apartamentos... Não tenho certeza. Mas enfim, tem a sala da lavanderia comunitária, como é bem comum por aqui. Fui lá com meu cestinho e me senti dentro de um seriado americano. :-)
  Para lavar a roupa é preciso pagar. Custa 1,75 pra lavar uma maquinada e mais 1,75 pra secar. Como não tem nem varal nem alguma espécie de área de serviço no apartamento, é preciso por tudo na secadora. Aliás, é proibido colocar varal na sacada, também. Pra pagar tem um cartãozinho que a gente põe créditos. Pelo menos dá pra por crédito usando o cartão de crédito, pra ganhar milhas. :-) Coloquei 50 dólares, vamos ver quanto dura...
  Mas enfim, o prédio parece legalzinho. Pena que o parquinho ainda está em construção. Espero que fique pronto logo, teoricamente estará pronto no verão. Também estão construindo churraqueiras ainda, porque (claro) é proibido fazer churrasco nas sacadas.

  Prédio comentado, vamos ao apartamento! É um apartamento que eu achei bem grandão, bem do jeito que eu gosto! Adoro espaço, até porque com mais espaço posso ter mais tralhas e eu também adoto tralhas! :D
  São 3 quartos grandes. O do Nathan já mostrei, o meu ainda não tirei fotos. Mas tenho uma foto bem sem graça do quarto que fizemos de escritório aqui. Querem ver? Bom, estejam avisados que é sem graça.

  Eu disse, não disse? Pois é, fotos de apartamento sem móveis são meio bobas.. Por isso que ando enrolando pra postar... Ah, como vocês podem ver, tem grades na janela. Aqui tem uma lei federal dizendo que toda janela que dá direto pra rua tem que ter barras, pra evitar quedas. Se não tiver você pode exigir que o proprietário coloque. Até aí tudo ótimo, mas... a lei não menciona sacadas. Logo que vim olhar o apartamento perguntei se podia colocar rede de proteção e me falaram que não, por causa do "código de estética" ou coisa parecida. Realmente, fiquei reparando e nunca vi, nem aqui, nem emToronto, nem em lugar nenhum um apartamento com tela de proteção.
  Fiquei preocupada com isso... As janelas aqui em casa estão todas protegidas, mas temos duas sacadas, uma em frente à sala e outra em frente aos dois quartos. Por enquanto tá tudo bem, porque está frio, nós nunca abrimos a porta e o Nathan não alcança a fechadura para abrir sozinho. Mas vou colocar um portãozinho na sacada, só pra garantir. Esses dias a gente ia comprar, mas... percebemos que não tínhamos as medidas da porta.
  E já que estou falando da sacada, nessa foto abaixo dá pra vê-la. Mas até agora não tive coragem de ir na sacada propriamente dita, então essa foto eu tirei de dentro do meu apartamento, pelo vidro mesmo, rsrsrs. A foto mostra a vista da sala do meu apartamento. Bonita, né? Visto pro mar, digo, lago.
  Ontem amanheceu um dia tão lindo que resolvi tirar mais fotos. A camera até que é boa, já a fotógrafa aqui bem meia boca, então a foto não ficou maravilhosa, mas até que ficou legal. Nunca tinha tirado uma foto do sol antes! Qualquer hora, preciso sair na sacada pra tirar foto. Mas sei lá, com o Nathan perto ainda não tive coragem, mesmo sendo tudo fechado e bem alto (fica quase na altura do meu peito). Aquela parte da sacada  que dá pra ver na foto não é aberta, é um vidro.
  Bom, tenho fotos da sala, mas ela ainda é um grande salão de baile. Só tem uma poltrona que o Alessandro comprou, o rack e a tv. Ah sim, e a mesinha do Nathan. Eu até já comprei sofá e tapete, mas só vão entregar na próxima 4a.feira. Não vejo a hora!! Por enquanto o responsável pela decoração é o Nathan. Enfim, vai a foto assim mesmo:
  E enquanto o resto dos móveis não chega, a gente aproveita o espaço vazio pra jogar hockey aqui dentro, mesmo.

  Como vocês puderam ver nas fotos da sacada, a localização do apartamento é ótima! A gente mora a duas quadras do lago. E em frente ao lago tem um parquinho, então fica fácil de levar o Nathan. Quer dizer, fácil mais ou menos. Porque quando eu vou com o Nathan andando, tudo é legal! Pedrinha é legal, mexer na terra é legal, correr no estacionamento é legal. Tudo é legal, menos andar na direção que eu quero que ele ande, hehehe. Ok, ele até anda, mas demooooora. E se o levo no carrinho, corre o risco de adormecer se estiver calminho. E se estiver bem acordadão, não quer ficar no carrinho e aí grita, grita, grita.
  Mas enfim, se finalmente conseguirmos chegar ao parquinho, aí ele se diverte. Hmmm, acho que só tenho foto no balanço do parquinho. O Alessandro tirou outras com o celular dele, mas não me mandou. Bom, vai as do balanço então.

  Aliás, esses balanços de encaixar a criança são ótimos, né?
  Se continuarmos andando na beira do lago, indo pra direita tem uma prainha. Dá pra enxergar daqui, mas até agora não fomos lá ver. Mas nem precisa chegar perto pra saber que a água vai ser gelaaaaada. Mas aposto que o Alessandro vai entrar, no verão!

  Ah, tem outra coisa muito legal neste apartamento!!! Storage space! Vulgarmente conhecidos como espaço para guardar coisas! Logo na entrada tem um closet, pra guardar os casacões e as botonas de neve. É, tá bem bagunçado... Preciso comprar um treco baixinho pra organizar os sapatos...

 Todos os quartos tem closets bem grandes. Hmmm, não tenho foto de nenhum. Mas espere, não é só isso!! Se você continuar lendo este blog, verá inteiramente grátis a foto de mais 3 lugares pra guardar coisas. Sim! Mais 3 lugares!
1. Closet para guardar vassouras e produtos de limpeza:
 2. Closet para guardar roupas de cama:
 
3. Mini-quarto para guardar... sei lá, o que quiser.


Não sei exatamente o propósito do quartinho, mas por enquanto estamos guardando caixas e é um lugar bom pra deixar o carrinho, que assim não fica no meio do caminho. Talvez pudesse ser um quarto de brinquedos ou pro Nathan brincar. Quer dizer, poderia, mas quem disse que ele gosta de ficar brincando sozinho?
  Já o armariozinho de coisas de limpeza achei muito bem pensado. No Brasil os apartamentos tem aquela área de serviço, mas as coisas ficam bem mais expostas, ou então a gente compra um armário pra guardar as coisas. Desse jeito aqui não precisa comprar móvel nenhum e fica tudo guardadinho escondidinho. Adorei!
  O armário para roupas de cama nem acho tão necessário, mas já que tem, ótimo! Uma coisa a menos pra guardar nos closets. Aliás, tem tanto espaço que o closet do meu quarto é meu, só meu, huahuahua!! O porém é que por enquanto tem aquele closet enooooorme só com cabides. Só tem uma única prateleira, acima dos cabides, mas fica meio alta. Então ainda preciso arrumar ou cômoda ou umas prateleiras mais baixas pra guardar coisas não-penduráveis.

  Ufa, acho que por hoje tá bom, né? Mais pra frente conto mais sobre as redondezas e como é a vida aqui em Burlington. Ainda tô no embalo de comprar coisas. Demora pra juntar um nível aceitável de tralhas! Hoje comprei mais cabides, facas de carne, uma cestinha, assadeiras de vidro e uma espécie de rodinho.
  Aqui é cheio das coisas automáticas, né? Esse "rodinho" é um cabo onde tem grudado um frasco de "desinfetante" e na ponta é aquele formato de rodo, com um paninho. Aí tem um botãozinho que você aperta e ele joga um jato de desinfetante no chão. Aí você vai jogando o desinfetante a gosto e vai passando o rodo. E o paninho é todo fresco, feito de um material que atrai a sujeira, que fica grudada no tal paninho. O paninho, por sua vez, gruda no cabo, você não precisa ficar ajeitando toda hora. Por outro lado, você tem que comprar o refil do paninho, então a coisa não é muito econômica (ou ecológica). O produto de limpeza da mesma marca também não é tão barato, mas nada impede que você jogue o líquido que quiser ali dentro.
  Eu já tava finalizando, mas como uma imagem diz mais que mil palavras, finalizo agora com a foto do meu novo apetrecho de limpeza que, aliás, tem uma propaganda engraçadíssima e bem original, vejam aqui.

9 comentários:

  1. Cá!
    é a Pam, do Materna!
    quer dizer q vc tá em Burlington? fica a qnt tempo de Toronto?
    seu marido tá trabalhando? e vc?
    conta tuuudo!!
    em setembro, ficarei 45 dias em Toronto na casa da minha prima jnt com o Ben! podemos nos encontrar!
    estou adorando te ler!
    tem meu blog tbm!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Já 3 meses...como o tempo passa né...Baita carro! Parabéns! Lindo mesmo...Nossa que diferença de alugar aí nesse tipo 2, né
    imagina se aqui ia ter kit...tem é 2 fiadores...esse é o boas vindas deles....e a mudança, q independentes, alugar caminhão..
    aí tudo é muito "eu mesmo faço", né...
    Agora da lavanderia coletiva, não sou fã...o q tu faz com as roupas que não podem ir na secadora? Que encolhem...
    O apê é bem grandinho, dá pra ver, e além disso, tem lugar pra tudo, maravilha...não precisa comprar armários...só faltou a cozinha!
    Gosto de cozinhas...hehehehe
    Agora eu morreria de medo dessa sacada com a Betina, ela já aprendeu a abrir portas....imagina o drama q seria...mas a vista é bem legal...
    Que jóia esse balanço...nunca me deparei com um assim, dá pra deixar tranquilo sozinho...
    Ah, e sobre teu novo brinquedinho de limpar...achei meio falcatrua...pq se tu passar o desinfetante (sem dissolver na água) a maioria mata 99,9% das bactérias
    Não é o tecido dele q faz isso...a ação do desinfetante que é assim...eu sei pq leio desinfetantes...hahahahaha. Ah, e a propaganda é ridícula mesmo...:)

    ResponderExcluir
  3. Oi Pam! Dependendo do trânsito, demora 1 hora até Toronto. Mas dá vir de trem. :-) Não tem desculpa não, vai ter que vir me visitar no mínimo 1 dia, pra vir tomar café aqui em casa. Prometo que até lá já vai ter sofá aqui, rsrsrs.
    Meu marido tá trabalhando, eu ainda não. Acho que só vou procurar emprego no fim do ano.
    Eu não conhecia o seu blog, ainda. Quer dizer, blogs. Você tem vários?? Li bastante de um deles hoje, depois quero ler tudo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline.
    Pois é, aqui é tudo do-it-yourself. A gente alugou o caminhãozinho primeiro porque contratar uma mudança seria muuuuuuuuuuuuito caro. Segundo porque é super fácil! Aqui tem locadoras especializadas nesses caminhõezinhos de mudança. Se quiser, nessas locadoras você também pode "alugar" ajudantes. :-)
    Ah, eu também não gosto de lavanderias coletivas e pagas. Pra lavar as roupas delicadas é um desperdício de dinheiro, porque é sempre pouquinha roupa. E as roupas que não podem ir na secadora... hmm, até agora não lavei nenhuma assim. :) Mas acho que eu colocaria pra secar no banheiro, ou em cima da cama, ou em cima do aquecedor... Sei lá!!
    Ah, outra hora coloco foto da cozinha. Ela também já veio completa, com todos os armários embutidos.
    Quanto ao meu rodinho-like, ah, lógico que ele não é mágico, né? Não comprei por causa da tecnologia do paninho, hehehe. E eu também leio rótulo de desinfetantes, hehehe. Na verdade eu leio rótulo de tudo. Pra mim o bom do swiffer é não ter que colocar a mão na água, torcer pano, ajeitar pano, vai até o balde, arrasta balde... Nossa, falando assim parece que é um trabalhão passar pano na casa, rsrsrs. Mas o treco era barato, então por que não facilitar a vida? A questão do desinfetante realmente não faz diferença. Ele só é mais higiênico porque os paninhos são descartáveis, enquanto que um mop é sempre o mesmo e às vezes é difícil de limpar o próprio mop.

    ResponderExcluir
  5. Quero storage space tb!!!!! Muito aliás, mas o metro quadrado de qualquer coisa imobiliária tá pela hora da morte por aqui...
    "Apelaremos" para uma cama com baú embaixo...
    Amei o parquinho e morreria de medo da sacada sem gradinha... engraçado como a gente cria esse medo depois que tem filhos né. No meu prédio tem um salão de festas que não tem grade nas janelas. Nunca tinha usado depois que a Glorinha nasceu, aí no chá de bebê da Alice fui usar e parecia que tinha algo com uma força de atração para as janelas. Coloquei as cadeiras a quase meio metro da parede só para não ficarem encostadas nas janelas e a Glorinha não ter idéia de subir nas cadeiras para "ver lá embaixo"...

    ResponderExcluir
  6. Ai, nem me lembre da sacada... Mesmo a gente nunca tendo aberto a porta da sacada, o Nathan nem sabendo que dá pra ir lá e a gente tomando todos os cuidados, ainda assim tenho medo. O problema é justamente esse que você falou: vai que ele arrasta uma cadeira lá pra fora e sobe?
    Eu adoro este apartamento, adoro a localização, mas por conta disso vou só esperar vencer 1 ano de contrato e tchau.

    ResponderExcluir
  7. Ei Camila!!

    Eu que fui no máximo até Buenos Aires fico encantada com tanta novidade. Me delicio lendo seus posts porque são todos tão explicadinhos. Adoro!!

    Bjs pra vocês aí!

    Ah, hoje aqui em Belo Horizonte tá fazendo 19º e eu tô achando um frio danado. rsrs

    ResponderExcluir
  8. Pois é Simone, hoje aqui tava 16 graus. Mas como tava sol, já tinha gente de shortinho e sandália pelas ruas. E eu com meu casacão até o meio da coxa. :)
    Beijo!

    ResponderExcluir