quarta-feira, 13 de abril de 2011

RESP

  Este fim de semana começamos a guardar dinheiro pro Nathan ir pra universidade. :-) Acho que uma boa parte dos pais pensa em fazer uma poupança assim que o filho nasce, né? Pois é, eu também sempre tive essa ideia. Na verdade, sempre tive espírito de formiga. Mesmo no 1o. emprego, quando ganhava bem pouquinho, já guardava uma parte na poupança. Hmmm, pensando bem, desde criança que sou assim. Lembro de juntar minha mesada vários meses seguidos para comprar uma boneca...

  E se eu já achava uma boa ideia guardar dinheiro pro Nathan, aqui no Canadá temos ainda mais motivos pra economizar para a universidade. Aqui existe uma espécie de poupança chamada RESP - Registered Education Savings Plan. É um investimento com o objetivo específico de guardar dinheiro para estudos do 3o.grau. Tem 2 vantagens sobre os investimentos normais: 1)não tem impostos sobre os rendimentos e 2)o governo dá 20% em cima do que você colocar. Ou seja, cada vez que você deposita 100dólares, o governo vai lá e deposita 20dólares de presente. Legal, né? :-) O incentivo à educação aqui é bem bacana. Pra quem tem baixa renda, o governo dá 40% (em vez de 20%) do depositado e ainda uns 500dólares só por ter aberto a conta RESP.

  Bom, mas não é exatamente igual poupança. Funciona tipo plano de previdência privada. Você tem que deixar o dinheiro quietinho lá até a criança fazer 18 anos, idade em que supostamente ela vai pra universidade. Aí você apresenta o comprovante de matrícula e recebe de volta o dinheiro que depositou, mais os rendimentos, mais o dinheiro que o governo depositou. Enfim, tudo. E se o seu filho não for pra universidade, você recebe o dinheiro de volta, mas não os juros nem os benefícios do governo. Por isso que é bom começar o quanto antes, pra ter o efeito juros sobre juros. E, claro, pra receber os benefícios.

  Aliás, o governo tem mais é que ajudar, mesmo. Não sei muito bem como funcionam as universidades por aqui, mas que eu saiba a grande maioria é paga. Outro hora pesquiso sobre isso. Já tive que gastar um bom tempinho pra pesquisar essas coisas, porque tem várias entidades que disponibilizam esses RESPs. Bancos também, mas eles cobram taxas muito altas. O que eu escolhi cobra taxa, mas promete devolver se você levar o plano até os 18 anos. Acabei optando por uma fundação que tem obtido os melhores rendimentos.

  Aiai, o triste disso tudo é que o Nathan tem só 16 meses e eu já tenho que ficr pensando que um dia ele vai estar grandão, com 18 anos e possivelmente vai sair de casa. Buáááááá, não quero que ele vá pra longe. Snif... Fiquei pensando nisso e abraçando o Nathan igual o Pepe le gambá abraçando aquela gatinha que tentava fugir, hehehe. Alguém lembra do desenho?

   Ele tava tipo essa gatinha "Sai mãe, agora tô brincando, hehehe". E pra matar a saudade, aí vai uma foto do Nathan brincando com a ovelhinha que ele ganhou na loja de colchões. Nossa, olhando a foto agora tô achando que ele tá com uma cara tão de menininho! Cadê meu bebê???


9 comentários:

  1. É verdade Lica seu bebê já está um mocinho passa tão rápido...snif. Eu nem quero ver quando o Felipe chegar na idade da Naty (ô idade), pois por enquanto ele ainda é o meu bebê, só que ele fica furioso quando eu o chamo assim e reponde:

    "eu não sou bebê, sou um homem"

    Ah tá....rsrrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, ele está muito grande!!! E cada dia mais parecido com o Alessandro, né?

    Ah, eu também tenho um RESP :-) Mas pra mim mesma. Aqui o governo também contribui com benefícios quando você poupa para a aposentadoria. TAmbém é bom, né?

    ResponderExcluir
  3. Ai..ele tá muito lindo...essa carinha...é irresistível...naõ acho tão parecido com o Alessandro, qdo o olho e comparo com tua foto do perfil do blog, vejo que é teu filho! é parecido sim...talvez acho q o olho não tanto, mas preciso de uma foto do pai do lado pra comparar direitinho...mas acho q é bem diferente da Be comigo...uma do lado da outra nem parece mae e filha snif!!!Bom, qto ao RESP, aqui fiz um brasilprev junior...o governo não dá nada, vc pode pegar a hora que quiser, mas tb pode nunca sacar e ela se aposentar com tanto pra receber...ou com 18 ela pode pegar o dinheiro e o q rendeu...ah, tem um seguro, uma parte sempre vai pro banco...mas se o responsável (no caso meu marido q é o que responde pela conta) morrer amanhã (aí isola!), até 18 anos o banco coloca a mesma quantia...mesmo que eu não morra e tenha renda....entendeu?Não penso só em faculdade, penso tb no caso de uma doença, uma viagem importante...sei lá..tanta coisa né, dá medo...mas q bom q o Nathan tem a sua agora...me diz uma coisa tu não pretende voltar para o Br????

    ResponderExcluir
  4. Oi Gica. Eu também era criativa, falava pra minha mãe "Eu não sou criança. Sou uma pessoa!". :)

    ResponderExcluir
  5. É Taia, tirando os olhos grandões e as orelhas com "lóbulo pendurado", também acho que ele tá a cara do Alessandro!
    Uau, bem legal esse benefício para aposentadoria! Aqui eu sei que existe um tal de RRSP (Registered Retirement Savings Plan) pra aposentadoria, mas que eu saiba o governo não dá dinheiro pra esse, no máximo libera imposto. Mas como ainda nem emprego tenho, não tô ainda tão interessada na aposentadoria, hehehe. Outra hora pesquiso sobre isso.

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline. É, eu lembro quando você postou no blog que abriu poupança pra Be. Para o Brasil, esse brasilprev junior parece uma boa opção. O RESP aqui também tem essa segurança. Se a gente perde o emprego ou falecer, o plano cobre as contribuições mensais.
    Bom, mas o nosso é só pra educação mesmo. Com doença não me preocupo mais, aqui a saúde é boa e de graça. De resto a gente tem a poupança normal, que como boa formiga sempre tenho, só por garantia nem sei de quê. Aliás, gastamos uma boa parte dela chegando aqui, mas não tem problema. A gente junta de novo.
    Voltar para o Brasil, boa pergunta. O combinado que eu e o Alessandro temos é ficar pelo menos 4 anos, porque aí a gente pode pedir cidadania e viramos cidadãos canadenses. Com isso a gente garante uma segurança melhor pro futuro, porque mesmo que a gente volte a morar no Brasil, podemos voltar pra cá a qualquer hora. Vai que aparece tipo um Hugo Chavez no Brasil?
    Aliás, esse sempre foi um acordo muito importante pra mim. Eu sempre falava pro Alessandro que eu queria ir e ia ficar no mínimo até ganhar a cidadania, mas depois... sem garantias! Íamos ver se estava legal ou não.
    Mas como venci facilmente o meu maior medo, que era o frio e o inverno, hoje tenho a impressão que a gente não volta mais. Claro, difícil afirmar isso assim, com dois meses e meio. Só o tempo que vai dizer.
    Bom, mas o Nathan pode estudar em universidade brasileira, também, que o RESP continua valendo, hehehe.

    ResponderExcluir
  7. E como esse mocinho está lindo !!!

    ResponderExcluir
  8. ah, q legal...tá garantido....a gente tem plano de saúde, mas ninguém sabe né, tenho medo de uma doença rara...sei lá..coisa q no BR não tem tratamento adequado....olha eu pensando bobagem...hehehehe...agora gosto da ideia de poder ser usado em outra coisa...se a Bê passar numa federal (q eu espero) pode ganhar um carro, ou um ape, ou até uma viagem pra fora...o q ela escolher (bem aconselhada, óbvio)...Agora poupança normal temos tb, só que está quebrada com a compra do ape..tudo que entra vai pra mobiliar agora...kkkk só Deus sabe qdo vai ficar gordinha novamente...
    Ah, fique aí pq é mais fácil eu te visitar aí, me atrai mais! hahahahaha e continuamos com a mesma distância...de um clique ;) bjinho

    ResponderExcluir
  9. Obaaaa, gostei da ideia da visita!! :) Ou qualquer coisa, daqui uns 16 anos a Betina passa numa federal, aí pega o dinheiro e vem me ver, êêêêêê. Rsrsrs.

    ResponderExcluir