segunda-feira, 4 de abril de 2011

Comidas e cortes de boi

  Acho que já comentei que uma coisa legal de morar num país novo é ir no mercado e ter um monte de coisa nova pra experimentar. Uma dessas coisas é granola. Acho que já faz uns 10 anos que como granola no café da manhã todo dia. Tudo começou em uma época que meu intestino não andava lá essas coisas. Eu devia ter uns 20 anos, sei lá. Aí minha ginecologista falou que eu tinha que comer mais fibra. Eu realmente não comia muito bem nessa época. Até comia frutas de vez em quando, mas não gostava de salada e vegetais só comia os básicos, tipo cenoura, batata, milho, tomate...
  Aí cereal matinal me pareceu uma boa ideia. Primeiro comi all-bran, que era bem bléééé. Pra piorar era parecido com a comida da minha tartaruga, hehehe. Aí comecei a comer granola, que tinha praticamente o mesmo efeito e não era tão ruim. Ou então aveia. Enfim, assim se iniciou o hábito e até hoje, todos os dias, como granola com banana e leite no café da manhã, faça chuva, faça sol ou tenha pizza de ontem pedindo pra ir pro micro-ondas. :-)
  Agora vem a parte boa. Aqui tem um moooooooooonte de marcas de granolas. Muitas mesmo!! E a maioria é super deliciosa, muito melhor do que no Brasil. Ah sim, essas bem deliciosas também são mais calóricas. Mas compensa. Quando eu ainda trabalhava na motorola, já gostava das granolas americanas. Aí quando alguém viajava a trabalho pros Estados Unidos, eu pedia pra trazer granola pra mim. Tanta gente pedindo muamba e eu encomendando granola, era engraçado, hehehe. Agora eu já tenho uma marca preferida. Então estou intercalando essa marca preferida com uma novidade. Quero experimentar todas!
  Não sei se já comentei aqui sobre o café... Comprei um café solúvel, mais para aqueles dias de muuuuito sono, já que nunca achei esses cafés muito gostosos. Aí esses dias fui fazer e percebi que não tinha açúcar em casa. Mas como era para fins "terapêuticos" mesmo, não pra ser gostoso, resolvi fazer assim mesmo. Experimentei e... surpresa!!! É gostosinho! Eu sempre achei os nescafés no Brasil super amargos. Mas este aqui tem um sabor super suave, adorei!! Agora, quando quero tomar algo quentinho sem calorias, faço esse cafezinho e tomo sem açúcar, mesmo. Aí alguém me falou que no Brasil eles pegam os melhores grãos e exportam, por isso que o nescafé no Brasil é amargo. Poxa, estou começando a acreditar. Mãe, você que já gosta de café no Brasil, tem que vir me visitar logo! Acho que você vai adorar o café daqui. :-)
  Outra coisa que eu gostei muito: opções saudáveis. A maioria já sabe que não quero que o Nathan coma açúcar antes de completar 2 anos. Pelo menos essa é a meta. :-) Por outro lado, também acho chato ficar comendo sempre as mesmas coisas. No Brasil, nunca dei danoninho, por exemplo. Tentei uma vez iogurte natural misturado com fruta, mas ele não gostou muito. Bom, só tentei uma vez. Mas chegando aqui, achei uma marca de iogurte para bebês que é ótima!!  Não tem nenhuma adição de açúcar, o doce é todo das frutas. Feito com leite integral, sem aromatizantes artificiais, sem corantes, sem gelatina e ainda tem trecos vivos, igual yakult. :-) Não é 100% natural, mas já tá valendo. E o melhor é que ele gostou. Hoje à tarde abri a geladeira pra pegar alguma coisa, o Nathan tava perto, viu os potinhos de iogurte, foi correndo pegar um e ficou levantando pra mim, pra eu abrir. Que bonitinho. :-) Aí fui andando pra sala, abrindo, e ele foi correndo na frente, subiu no sofá e ficou sentadinho de frente pra tv, esperando eu levar. Ahhh, como é fofo esse meu Nathan! Dá vontade de ir lá acordá-lo só pra dar mais um abraço! Hmmm, pensando bem, não dá não. Deixa ele dormir que daqui a pouco ele acorda querendo mamar, hehehe.
  Esses dias fiz um sorvete, esse sim bem natural. Ia iogurte natural, creme de leite, berries (usei blueberry e raspberry), essência de baunilha e um pouco de mel pra adoçar. O Alessandro não quis nem chegar perto, hehehe. Também, com Haagen Daz no freezer, concorrência desleal! Mas o Nathan gostou bastante, que bom!! Porque as berries puras ele não achou muita graça. Principalmente a blueberry, que tem formato de bolinha, aí ele acha que é brinquedo e fica jogando no chão.
  Outra coisa boa são as bolachinhas. No Brasil ele comia club social. Mas mesmo a versão que a embalagem chamava de integral levava farinha refinada, que não é lá muito nutritiva. Aí comprei aqui uns biscoitinhos de arroz bem naturais e o Nathan adora! Eu normalmente levo quando a gente sai de casa e prefiro domar a ferinha, hehehe. Ele vai comendo um atrás do outro e pedindo mais, mais, mais. Marca de bolachas e biscoitos também tem de monte. Já comprei várias, todas integrais e o Nathan só não gostou de uma delas. Ele também gosta de pringles, que não é nada natural, hehehe. Mas essa ele só experimentou uma vez. Me pegou no flagra, aí tive que dar, né? Normalmente, tudo o que eu como ele come e vice-versa. E é por isso que não tenho açúcar em casa. Se não quero que ele coma, tenho que dar o exemplo, né? Errr, sim, tem sorvete no freezer e chocolate no armário, mas juro que é tudo do Alessandro, rsrsrs. :-)
  Ainda não estou sentindo muita falta de comidas do Brasil. Aqui tem arroz, tem feijão, tem carne, tem granola, tem leite, tem tomate, tem alface. Pronto, a base da minha alimentação tá toda aí. :-) E hoje achei picanha no açougue, iuhuuu!!! O Alessandro fez no grill e ficou uma delícia, tão boa quanto no Brasil. Mas confesso que essa não foi tão fácil de achar. Eles cortam o boi de um jeito bem diferente. Para fins didáticos, segue abaixo o mapa dos cortes do boi no Brasil:

  Agora vejam como o boi é cortado por aqui:

  Captaram o problema? Diz a lenda que picanha é sirloin. A figura não é muito boa, mas enfim o que normalmente acontece é que quando você pede "sirloin", dependendo da fatia, pode vir qualquer coisa. Pode ser alcatra, maminha, contrafilé, etc. Menos filé. O filet mignon eles cortam direitinho e chamam de "tender loin", que eu poderia traduzir livremente como  "lombo macio". :-)
  Depende do açougue ou coisa parecida, o sirloin é mais dividido, como abaixo


  Mas acho que os açougueiros aqui são meio indecisos. Hoje, por exemplo, eu comprei "top sirloin". E ele não seguiu essa 2a. figura, não. Veio umas fatiazonas de carne que pelo que eu decifrei começavam ali no meio, onde eles chamaram de top sirloin (e eu de alcatra) e ia até em cima, onde eles chamam de sirloin e eu chamo de picanha. :-) E por sorte estava com a gordura, ebaaaa. Porque em todos os restaurantes onde já pedi sirloin, até hoje, vieram sem gordura. E onde já viu picanha sem gordura? Quiabo surdo!!
   Bom, picanha comida, ainda restam alguns itens a serem encontrados. Não que eu tenha procurado, mas nunca trombei aqui com pão de queijo, coxinha, risoles nem pastel. Mas já vi esfiha, guaraná e até tapioca. :-) O pão de queijo eu agora tenho 2 pacotes que minha mãe mandou, ebaaa! Já coxinha, risoles, pastel acho que vou ter que fabricar eu mesma. Ou então procurar no bairro onde moram os brasileiros em Toronto. Ouvi dizer que eles se concentram no bairro "Little Portugal". Fui num mercado lá uma vez e no painel de classificados tinha alguns anúncios em português. :-)

  Que mais? Ah, adoro as opções de berries aqui! Cereja, framboesa, morangos, blueberry, raspberry, nham nham. Cogumelos grandões. 15 tipos diferentes de maçãs (sim, eu contei um dia desses no mercado, hehehe). French vanilla, um tipo de cappucino sabor baunilha que é uma delícia! Sorvete Haagen Dazs que só custa $4.00 o pote! Milhões de tipos de pães, incluindo pão francês igual do Brasil.

  Ufa, melhor terminar logo esse post que já tá me dando fome. :-)

8 comentários:

  1. Tô até com medo de ser a primeira a comentar ;-)
    Mas vamos por partes, afinal foram muitas coisas!

    Começando pelo café da manhã: o Nathan também é obrigado a comer granola com banana todo dia ou ele pode pelo menos variar a fruta? Heheheh, afinal não é bom comer sempre a mesma, faça chuva faça sol. Morando num país frio é legal você também tentar oferecer as frutas da estação. Talvez, na estação certa ele até goste de blueberry (que é aliás, a minha fruta preferida aqui na Alemanha! AAaaaaaaaaaaaaaaammmmoooooooo!!!!!!!).

    Passando pro lanche: muito bom ter tanta opção, não?! Lembro quando passei aquele tempinho em São Paulo, com a Sophia, e fiquei super decepcionada de só existir uma marca de papinha (e com sal!) no Brasil. Aqui também tem mil tipos, de papinhas, de bolachinhas, iogurtes, até água apropriada para criança (você já verificou isso, se não, verifique, tem que dar com pouco sódio) tem.

    Almoço/Janta: aqui o corte do boi é parecido com o daí... Mas nunca achei picanha com gordura, snif, snif...
    E coxinha, pastel estas coisas: nem aconselho a fazer dá um trabalho... Melhor encomendar! Como tem bastante brasileiro por aí, deve ter algueém que faça :-) Aqui custa uns 70 euros o cento. Mas a oferta é pouca...

    E, só finalizando com o café: eu tenho uma máquina super chique de café, mas a mãe sempre insiste em comprar o nescafé dela, tsc, tsc, tsc...

    ResponderExcluir
  2. Oi Taia!
    O Nathan não come a minha granola, porque a minha marca preferida tem muito açúcar. Quando estou comendo das outras e ele pede, deixo experimentar. E ele come sempre aveia com banana e maçã. Eu às vezes vario e coloco pêra ou mamão. Me parecem frutas que combinam com aveia. :-) Eu pretendia colocar abacate também, mas só acho abacate feio, mirradinho e caro por aqui, aí ainda não me animei a comprar.
    E qual é a estação de blueberry? Não é no inverno? Bom, junto com outras coisas ele gostou, já é o 1o. passo. Quando ele parar de achar que é brinquedo, talvez coma. :-)
    Ah, realmente, as papinhas no Brasil só Nestlé. Quer dizer, algumas conhecidas me falaram que já existe uma marca de papinhas orgânicas no Brasil, mas tem que saber onde comprar. Já aqui é tão fácil!! Tem tantas marcas, tantos tipos, tantos sabores. Ah, aqui também tem água pra crianças, mas ainda não comprei dessa. Mas eu compro especial pro Nathan, sim, já faço isso desde que ele começou a tomar água, com 6 meses. Pouco sódio e pouco potássio.
    Ah, uma vez e eu e o Alessandro fizemos risoles no Brasil. Realmente deu um certo trabalho, mas em dois até que foi relativamente divertido. Mas com o Nathan rondando, não me animo muito não. :-)
    E quiabo surdo!! Quando eu for te visitar, quero café da máquina chique!!

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, como foi que nós sobrevivemos tomando água normal???? Ou torneiral?

    ResponderExcluir
  4. Hahaha. Porque temos sorte. :-) Mas matar, não mata, né? Uma água torneiral vai no máximo dar diarréia ou alguma outra coisinha, se tiver alguma contaminação.
    Aqui em Toronto o nível de flúor na água também é muito alto e os pediatras modernos não recomendam para bebês, porque pode afetar o desenvolvimento cerebral.
    E no caso de bebês tomarem água com muita sódio, pode ser problema porque o rim deles ainda não está desenvolvido o suficiente e não é muito bom em filtrar o sódio. Se o nível for alto, a criança pode ficar desidratada, pode ter problemas renais e até acúmulo cerebral.
    Claro que isso é raro de acontecer. Normalmente acontece com mães que, além de dar água, dão comidas inapropriadas pra bebês e com alto teor de sódio, tipo miojo. :-)

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Nao sei por onde começo! Se pela água que sempre dei água mineral mas nunca vi nada disso! Se pelo danoninho q ela adora, se pelas papinhas da nestlé q ela comeu qdo me apertava na cozinha, se pela miojo q ela adora...aí, sei lá, espero nao ter uma criança com problemas de desenvolvimento! Me deprimi! hahahahhaha

    ResponderExcluir
  6. Hahaha. Não fica deprimida não, Aline. Danoninho e papinhas não são tão naturais, mas também são saudáveis. Problemas de desenvolvimento? A Betina? Capaz!! Eita meninona saudável e esperta. :-)
    Já o miojo... errr, é, aí acho que não dá pra salvar, rsrsrs. O Nathan nunca experimentou, já eu adooooooro.
    E pra você não ficar triste, vou contar que desde que chegamos no Canadá o Nathan vive comendo batata frita, aiai. Ela está em toda a parte! Comemos muito fora aqui, porque estamos sempre saindo pra resolver alguma coisa, aí sempre vem a batata. Mas é tão bonitinho ver o Nathan comendo alguma coisa com tanto gosto. :-)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Eu tb adoooooooro miojo....tudo fica bom com uma miojinho...aqui na janta qdo tem pouco arroz, mas tem carne suficiente pra dois, eu e meu marido competimos pra ver quem vai comer miojo e quem come o resto do arroz...eu falo, amor, pode comer o arroz q como miojo, e ele, come tu amor, eu como miojo..hehehehe
    Pobre Nathan, como tanta coisa sem gosto q qdo come uma batata se joga! hahahahha

    ResponderExcluir
  8. Hehehe. Ah, agora o Nathan nem pode reclamar muito. Até pizza ele tá comendo. :-) Doces que eu ainda regulo total. Só aquele iogurte pra bebês sem açúcar, leite com frutas, aveia com banana e... hmmm, é, acho que ele não come muita coisa doce. Acho que quando eu liberar ele também vai se jogar no chocolate!! :)

    ResponderExcluir