terça-feira, 5 de abril de 2011

Bebidas

  Falei das comidas e do café, mas faltou duas bebidas importantíssimas! Pelo menos aqui em casa: leite e suco de laranja.
  Eu adoro um leite!! Se deixar, tomo de manhã, de tarde e à noite. Mas recentemente, internet vai, internet, comecei a ler por aí que o leite que compramos no supermercado, na caixinha, tão prático, não é tão bom quanto eu pensava. O processo de pasteurização destroi (destrói ainda tem acento?) uma enzima chamada fostatase, que é importantíssima para a absorção do cálcio. Logo, por mais que o leite tenha cálcio, se a gente toma leite de caixinha, o teor de cálcio absorvido é mais baixo. O leite desnatado também perde algumas coisas. (Um site interessante para quem quiser ler sobre o assunto é este aqui: http://pat.feldman.com.br/?p=1941). Outro que fala que todos-os-leites-são-ruins-não-deveríamos-tomar-nunca é este aqui: http://www.formerfatguy.com/articles/dont-drink-milk.asp#axzz1Ii0PUt1K
  Mas enfim, baixa absorção de cálcio não é tanto problema assim, já que outros estudos dizem que o corpo tenta se virar pra absorver mais cálcio quando a oferta é pequena. E vegetais também tem cálcio. Enfim, problema do meu corpo. Ele que se vire. Só queria tentar dar uma ajudinha, né? Ainda no Brasil eu comecei a tentar comprar leite de saquinho, igual antigamente. É que esse é apenas pasteurizado e não pasteurizado UHT, que significa temperaturas ultra altas! Quanto mais alta a temperatura, mais nutrientes se perdem. E voltei a tomar leite integral, o que não foi sacrifício nenhum, hehehe. É muito mais gostoso. :-)
  Outra vantagem do saquinho é que o leite é só leite. Dêem uma olhada no conteúdo desse leite de caixinha integral: Leite integral, vitaminas (C, A e D), pirofosfato férrico e estabilizantes trifosfato de sódio, monofosfato de sódio, difosfato de sódio e citrato de sódio. Bom, tá certo que esse é vitaminado. Mas mesmo um integral básico da parmalat tem estabilizante citrato de sódio. Já esse desnatado tem estabilizante citrato de sódio, tripolifosfato de sódio e fosfato trissódioco.

  Mas enfim, tô desviando do assunto. O que ia dizer é que em Jaguariúna estava bem difícil achar leite de saquinho tipo A, só achava tipo B. Tá certo que dá quase no mesmo. Os dois são só leite pasteurizado, só que o tipo A tem maior controle de higiene. E aqui no Canadá achar leite que é só leite é a coisa mais fácil que existe!! Todo mercado tem na geladeira esses leites frescos, sem estabilizantes. Só que também vem em caixinhas, o que é bem mais prático. E mesmo sendo só leite, tem várias opções. Eles não usam muito a classificação integral-semi-desnatado-desnatado. Eles indicam a porcentagem de gordura. Os com 3,25% ou 3,8% são integrais. O 2% é semi e abaixo de 1% é desnatado. Já vi até 0,1%.
  Acho que até existem os leites longa vida, que não precisam ser refrigerados, mas até agora não procurei. Estou satisfeita com essa opção. Mas devo dizer que baratos eles não são. Normalmente pago $4,50 na caixinha de 2 litros. Se for orgânico, uns $6.00. Mas orgânico eu só compro se estiver em promoção. :-)
  Esse aqui é bem bom. Ah sim, nem tudo é perfeito, é leite + vitamina D. Acho que no Canadá a lei obriga a adicionar vitamina D, porque ninguém toma sol no inverno. Uma hora vou pesquisar sobre isso...
  Mas leite até que eu não me preocupava tanto no Brasil. Era mais chato, mas possível achar o que eu queria. O difícil mesmo era achar suco de laranja sem açúcar. Engraçado como qualquer restaurante ou bar faz esses sucos, mas no mercado eu só achava suco de laranja adoçado. Estranho, né? Só tinha aqueles DelValle ou coisa parecida. Por 2 vezes apareceu no mercado em Jaguariúna uma marca de suco sem açúcar. Eu aproveitava e comprava várias caixinhas! E na próxima ida ao mercado... pronto, não tinha mais! Imagino que não tenha feito sucesso e retiraram do mercado. Interessante também que na motorola tinha. :-) Na geladeira do restaurante da mot tinha um suco de laranja fresco pra vender que não tinha açúcar. Era bem gostoso e nem era caro. Mas por algum motivo obscuro nunca achei aquela marca pra vender no mercado.
  Enfim, que tinha, tinha, só era um pouco mais difícil de achar. Já aqui... ah, como é fácil!! Eu vou na geladeira de qualquer mercado e tem umas 5 marcas de suco de laranja. Nenhuma tem açúcar ou qualquer aditivo e todas tem opção com ou sem polpa. Compramos de galão aqui em casa! Também tem outros sabores de suco sem açúcar. Acho ótimo, assim posso dar pro Nathan sem preocupações. Aliás, ele adoooora suco de laranja!

  E por falar em bebidas, o Nathan continua adorando vitaminas!! Hoje bati leite + iogurte + banana + maçã + pêra + mamão. Ele gostou que tomou o copo inteiro de uma vez, como se fosse água. :-)
  E pra terminar meu post com uma bebida, vou tomar um chazinho, que minha garganta tá meio ruim. Tchau pra vocês!

4 comentários:

  1. Hahahah,até fui conferir o meu leite. Ele não é aditivado, é orgânico, também vem em caixinha e, morra de inveja, custa menos de 1 euro!!!!!!!!!!!!!!
    E os dilemas do suco eu conheço bem. Sempre procuro pra Sophia quando estou em Maringá e é uma luta. Prefiro dar aqueles de polpa quando estou lá.
    O mais engraçado é saber que o Brasil é o maior produtor mundial de laranjas e que exporta a maior parte da sua produção. Deixa só um mínimo no mercado interno... E a indústria ainda nos obriga a comprar um suco caro (acho caríssimo suco de caixinha no Brasil) e pouco saudável. Suspiro.

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu novamente...hehehehe...há 2 meses escolhi aquele ninho q tu colocou no link...a be toma ele agora direto...
    E curto um suco de caixinha sim....hehehehehe

    ResponderExcluir
  3. Poxa, morri de inveja, mesmo! Pois é, o Brasil às vezes é estranho. Exporta as laranjas, exporta o melhor café...

    ResponderExcluir
  4. Então Aline, não coloquei o link à toa. Esse também é o leite que eu tomava no Brasil. :-) Uma delícia, não? Bem mais gostoso que os integrais de outras marcas. Mas nos meus últimos meses no Brasil comecei a alternar com os de saquinho, quando conseguia comprar.
    Ah, gostar eu também gosto dos sucos de caixinha, lógico. :-) Mas tava tentando levar uma vida mais verde, hehehe.
    Beijo!

    ResponderExcluir