sexta-feira, 24 de junho de 2011

Batendo o carro

  Dias atrás, eu e o Nathan fomos no mercado. Fizemos nossas comprinhas, entramos no carro, comecei a dirigir, parei no sinal vermelho, estava lá tranquila aguardando pra virar à direita e... bum! Yep, alguém bateu atrás de mim. Ô vida...O Nathan se assustou e chorou um pouquinho, eu tinha um café no porta-copos que tombou e sujou minha calça, mas fora isso nada de mais aconteceu.
  Como o lugar era bem movimentado e os carros pareciam estar pouco danificados, entrei no estacionamento de uma loja qualquer que tinha ali do lado e o cara me seguiu. Como bom canadense, foi super educado. Ele perguntou correndo se tava tudo bem, se alguém tinha se machucado e também ouvi muitos e muitos sorrys. Não sei se ele tava mexendo no celular ou em alguma coisa no carro, mas enfim se distraiu e bateu.
  Como aqui no Canadá seguro é obrigatório, não me irritei muito, sabia que ia estar tudo coberto. Na minha escala de irritamento, se antes da batida, de 0 a 10 eu estava nível 1 (não sou lá muito fã de dirigir), depois da batida estava talvez nível 2. :-) 
 Bom, o procedimento agora era trocar informações de seguro. Aqui, quando a gente faz seguro a gente recebe várias cópias de um papelzinho rosa que tem as informações do carro, da apólice, do dono do veículo, etc. Eu sabia exatamente onde estava o meu papelzinho: em casa, na sala, em cima da mesa. O cara estava com o dele. Então dirigi até em casa pra buscar e o cara me seguiu.
  Chegando aqui ele ligou pra polícia, que veio fazer o BO. Enquanto a polícia não chegava, fui buscar meu papelzinho rosa. Subi, desci, dei bolacha pro Nathan, tirei foto dos carros e continuei no estacionamento do meu prédio esperando o policial.
   Olhando de fora, só dava pra ver que tinha desencaixado o pára-choques.

  Esse é o carro do moço, um Prius. Bem bonito, por sinal. O carro, não o moço. :-P

  Algumas bolachas e vários sorrys depois, a polícia chegou. Pediu desculpas pela demora, perguntou se alguém tinha se machucado e depois o que tinha acontecido. O cara explicou. O policial pediu habilitação, documento do veículo e papéis de seguro pra nós dois. Enquanto ele pegava, o policial perguntou pra mim o que tinha acontecido. Expliquei. Fui procurar o documento do carro, aí ouvi ele perguntando novamente pro cara o que aconteceu. Aí ele olhou os estragos e foi lá fazer o BO. Aí ele ficou um tempo no carro, enquanto o Nathan corria, brincava nas poças ou comia mais bolacha e eu corria atrás dele. O policial ainda me chamou de novo pra perguntar o nome e idade do Nathan, perguntar se a gente tinha se machucado e, pra não perder o costume, perguntar o que tinha acontecido.
  BO feito, ele entregou uma cópia pra mim, outra pro cara, disse pra cada um de nós ligar pra sua própria seguradora e... caso alguém estivesse sentindo falta, quis novamente se certificar que tinha entendido o que aconteceu. "Ok, então vocês na rua... ah, rua tal, esperando pra virar na rua... Brant, ok. O sinal estava vermelho, você estava parada, blablabla". Suponho que esse monte de repetição é técnica policial pra ver se a gente cai em contradição. Finalmente ele se desculpou novamente por ter demorado pra chegar, a demora pra fazer o BO e me liberou.
  Mais alguns sorrys de despedida e, enquanto eu tentava pegar as compras no carro com o Nathan protestando pois queria continuar pisando nas poças, ainda vi o policial cochichando com o outro cara. Não sei se ele levou só uma bronca ou uma multa, eu só ouvi uma parte em que o policial dizia que consultou a ficha dele e viu que... ahhh, a parte mais interessante eu não ouvi. :-)
  Mas sei que fiquei até com dó do moço. O carro dele era novinho, novinho. Acho que ele tinha comprado há menos de 1 semana. E segundo o papelzinho rosa do seguro dele, o seguro só começava a valer 2 dias depois. Xiii, o que será que aconteceu?

  Do meu lado, aconteceu o seguinte. Liguei pra seguradora e expliquei o que aconteceu. A atendente também perguntou se estavam todos bem, se ninguém tinha se machucado e tal. Ela pareceu extremamente feliz que estávamos todos bem (Uau, que bom que estão todos bem. Isso é maravilhoso!) e em seguida já prosseguiu com os trâmites. Pediu número do BO, dados do seguro do moço e perguntou se eu tinha algum local preferencial para o conserto. Como eu disse que não, ela me passou o endereço de uma "oficina" perto da minha casa. Disse também que já ia mandar email pra eles avisando que eu ia levar o carro.
  No dia seguinte, antes que saíssemos de casa, ligaram da oficina dizendo que tinham recebido o email do seguro e perguntaram quando eu ia levar o carro. Eu disse que já estava indo. Aí fui. Lugar limpinho, atendentes uniformizados, tudo bonitinho. Já me atenderam na hora, deram uma olhadinha no carro, estimaram o conserto em 2 dias e combinamos a data para eu levar para o conserto. Mais tarde nesse mesmo dia, a seguradora ligou novamente pra avisar que eu fui declarada oficialmente como "não culpada" e portanto isso não contaria negativamente na hora de renovar o seguro.
  Levei só na 2a.feira, porque fim de semana passado a gente viajou e eu preferia viajar com meu próprio carro. Quando então fui levar o carro, também foi rapidíssimo. A oficina já tinha "conversado" com a seguradora e o carro reserva já estava lá me esperando. Só tive o trabalho de fazer o "click" da cadeirinha do Nathan. O moço tirou do meu carro, colocou no carro reserva (um Kia Soul), me mostrou como fazia pra instalar, mas disse que não podia fazer pessoalmente. É que se acontece alguma coisa, ele podia se tornar responsável.
  Fazer o que, né? Canadá é vizinho dos Estados Unidos e por aqui também se processa bastante, muitas vezes por besteira. Na tv sempre vejo propagandas de advogados com coisas do o tipo "Você escorregou e se machucou? Você pode ter direito a dinheiro de reparação. Nos procure!". Acho que também por isso que tanta gente perguntou tantas vezes se a gente tinha se machucado. Aliás, pra não dizer que não aconteceu nada, no dia seguinte eu tava com uma baita dor no pescoço. Acho que retesei na hora da batida, sei lá.
  Enfim, 2 dias depois me ligaram pra avisar que o carro tava pronto. Fui buscar, assinei uns papeizinhos, mudei a cadeirinha de volta e... pronto! Só isso! O carro ainda voltou bem mais limpo do que antes, hehehe. :-)
  Nem sei quem pagou o conserto. Teoricamente o seguro do cara que bateu no meu carro, mas não sei se o seguro dele já tava valendo. De qualquer forma, é a minha seguradora que faz a cobrança (do cara ou do seguro dele), então eu nem fico sabendo, mesmo.
  All in all, fiquei bastante satisfeita com o atendimento. Uma batida é sempre chato, é um transtorno, mas podia ter sido muito pior. Só fiquei me perguntando se todos teriam sido tão bonzinhos se eu tivesse sido a culpada pelo acidente. Bom, espero nunca descobrir!

3 comentários:

  1. Nossa, gracas a Deus esta tudo bem com vc e o Nathan. E a dor no pescoco, passou ?
    Mas no Brasil o atendimento seria mil vezes melhor concorda ??
    ahahahahah
    Sorry.

    ResponderExcluir
  2. A dor passou sim, no dia seguinte já não doía mais.
    Pois é, no Brasil só precisei do seguro aquela vez que a Cintya jogou o nosso Civic no barranco, hehehe. Passei tanta raiva aquele dia! Eu falando pra mulher que a bateria do celular ia acabar e ela mesmo assim ficava fazendo mil perguntas, grrrr. E eu dizendo que responderia depois, mas que pelo menos ela anotasse nossa localização e mandasse o guincho. E ela com aquela voz troncha "Senhora, primeiro eu preciso de algumas confirmações...". Grrrr.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza o atendimento é melhor aí...sem dúvidas...apesar de serem todos metódicos, pela tua descrição...mas o susto maior é estar com os nossos pequenos né! Eu passei por isso, mas não pude botar no blog, pois foi uma amiga minha q estava dirigindo, o carro dela, eu atrás com a Bê seeem cadeirinha! Ela não parou num cruzamento que precisava parar, aí um cara de moto bateu com tudo na lateral do carro bem onde estávamos...não aconteceu nada conosco, mas com ele, se machucou, destruiu a moto e estragou o carro....só nao contei pois ela pediu pra nao contar pros meu pais naõ ficarem chateados e preocupados e com "raiva" dela..rs...já q ela tem um histórico de batidas..hahahaha...bjocas

    ResponderExcluir