segunda-feira, 27 de junho de 2011

Novas palavras, novas manias

  Semana passada, estávamos eu e o Nathan escovando os dentes, quando ele começou a apontar insistentemente para o soro fisiológico que estava do meu lado da pia. Dei pra ele, aí o que foi que ele disse? "Bigada" (ou algo parecido). Ohhh, que bonitinho! Olha como está ficando educadinho esse meu filho.
  Mas... alegria de mãe brasileira no Canadá dura pouco e, no dia seguinte, quando alcancei pra ele um carrinho que estava em cima da estante, ele respondeu: "Thank you". E agora ele se animou com a coisa e fala o tempo todo. Thank youuuuu. Ainda estou procurando erros, mas acho que a pronúncia está perfeita. Com th e tudo. Que bonitinho. Daqui a pouco vai estar falando sorry, igual um canadense, hehehe.
***
  Ele também está começando a conjugar verbos. :-) Quando a gente está esperando o elevador, ele fica falando "abe, abe, abe". Aí, quando o elevador abre, "abiuuuu".
***
O Nathan adora brincar com duas colheres de pau. Ele sempre fica batendo uma na outra como se fossem baquetas de bateria e acompanha falando pá-pá-pá-pá. Aí esses dias ele pegou uma colher e bateu com ela no Alessandro, que disse "Não, não pode bater com a colher no papai". Aí o Nathan veio na minha direção com a colher em punho, pronto pra bater em mim, quando eu disse "Não, na mamãe também não pode". Ele parou, olhou em volta e... foi na direção da tia Cintya! Mas aí ela também disse: "Não, em mim também não pode". Hehe, muito engraçado. Ele fica testando pra saber o que pode fazer e o que não pode.
***
  Já faz algum tempo que, quando vou trocar a fralda do Nathan, pergunto pra ele: o que é que o Nathan fez? No começo ele sempre respondia: cocô. Mas aí começou a falar xixi também. Eu ainda estava em dúvida se ele já sabia qual era um e qual era outro, até que hoje, pela 1a. vez, ele avisou que fez xixi, sem eu perguntar nada! Estávamos no restaurante, almoçando, aí do nada ele apontou pra fralda e falou: xixi! Ontem também, ele estava no carro, na cadeirinha e, de repente, falou: xixi! Beleza, 1a. passo rumo ao desfralde. Mas isso ainda tá longe...
***
Mês passado, no dia que fomos no festival de circo em Toronto, o Nathan pegou uma camiseta do Alessandro que tava no chão e não largava por nada. Mexia, mexia, virava, desvirava, colocava na cabeça, tirava... Percebi que ele tava tentando colocar e fui ajudá-lo. Ahh, ele ficou felicíssimo de usar a camiseta do papai. Andava pra lá e pra cá com ela. Tava na hora de sair e ele não queria tirar de jeito nenhum. Acabou saindo com ela, mesmo. Agora entendo por que de vez em quando a gente vê crianças por aí vestidas de homem aranha...
Algumas fotos:



  "Anda, pessoal! Já tô pronto e já tô aqui na porta".
***
Sempre que vamos sair de casa, eu falo pro Nathan  "Vamos passear?" e aí chamo ele pra colocar o tênis ou sandália. Ele vem, senta na minha frente e fica falando "Pas, pas, pas". Mas acho que eu devo ter colocado muito ênfase no passear e pouca no colocar o tênis, porque agora qualquer calçado que ele vê ele chama de "pas", hehehe. Bom, mas faz sentido. Ele sempre fica descalço em casa. Então calçado, passear é tudo a mesma coisa. :-)
Ele também está naquela fase divertida de ficar tentando usar os meus sapatos. Mais algumas fotos:

***
O Nathan adora um biscoitinho no formato de pinguim. Eu deixo sempre na mochilinha dele, mas só dou em emergências. :-) Tipo quando eu preciso muito ir em algum lugar, falar com alguém e ele não para quieto no carrinho. Aí esses dias, não sei voltando de onde, estávamos no carro e compramos lanche pra levar, incluindo batata frita. Peguei o potinho de pinguim, que estava pela metade e joguei algumas batatas por cima. Dei pro Nathan e ele começou a tirar todas as batatas, uma por uma e ia jogando no colo ou na cadeirinha, do ladinho dele.
  Achei que ele não tava a fim da batata e estava querendo chegar nos pinguins. Mas aí, quando ele acabou de tirar todas as batatas do pote, ele começou a comê-las. Aí me lembrei que ele não gosta de comida "contaminada". Por mais que ele adore pinguins, se ele está comendo batata, então só pode ter batata no pote! Engraçado que ele moveu as batatas e não os pinguins. Vai entender...
  Pra facilitar, movi os pinguins pra outro lugar, coloquei só batatas no pote e... ah, aí sim. Aí ele começou a comer as batatas do pote mesmo, sem ter que passar pelo colo. Tsc tsc tsc. Nathan e suas manias.
  Quando está almoçando ou jantando também é assim. Só pode ter no prato o que ele está comendo no momento. O resto cai fora! Não importa que ele goste da comida. E nada de deixar no cantinho, tem que cair fora! Hoje no almoço ele comeu arroz com cenoura e brócolis. Depois que ele já tinha comido bastante, eu trouxe a carne. Aí ele comeu duas colheradas do arroz com carne e já ficou rebelde: só queria carne pura. Fica pescando os pedacinhos de carne no prato. Eu ofereço colherada completa e ele vira a cara. Se eu insisto, ele tenta esconder a colher, pra eu não conseguir mais oferecer arroz pra ele. Ou então ele vira o pratinho de arroz dele em cima do meu, hehehe.

  Acho que já tá bom de notícias do Nathan por hoje, né? Amanhã tem mais. Tchau!

3 comentários:

  1. Ficou uma graça de camisetão! E comida contaminada foi o melhor!! Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Ai, q gostosura, falando th corretamente!!! Ai q delícia!Eu ainda vou ter q pagar muuuuito curso de inglês pra Betina! 
    Ah, qto as colheres, tu não conheces PALAVRA CANTADA? É tipo um MPB pra criança...e tem uma música, que é SOPA DO NENÉM e no show eles distribuem colheres de pau, e as crianças fazem o som...a Bê vê e sempre pede! Fica batendo feito louca...rs...pra vc que não gosta de qquer DVD, é bem interessante.... http://www.youtube.com/watch?v=DI2KdYRrU7Y e http://www.youtube.com/watch?v=BMyhqppXKE0 e a Bê adooora a do rato! Olha.... http://www.youtube.com/watch?v=E-rXYoax60M&feature=related bom, no youtube tem vários vídeos... http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E
    Ai q amor ele de camisetão....
    Agora essa compulsão por só ter o alimento da vez, é muito engraçada!!! Nossa, então arroz e feijão, não dá pra comer junto??? Bjocas!

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline. Conheço o Palavra Cantada mais de ouvir falar. Uma vez comprei um cd deles pra minha sobrinha. Mas realmente tinha esquecido que eles existiam! Vou pedir pra alguma vovó mandar cd ou dvd deles pra mim. :-) E enquanto isso, youtube quebra um galhão. Valeu a dica!
    Arroz com feijão ele come junto, sim. Vai ver depois que tá misturado no prato ele considera uma coisa só, hehehe. Mas ele gosta mais de arroz puro.
    Beijo!

    ResponderExcluir