sexta-feira, 3 de junho de 2011

Amamentação, a polêmica

  Ultimamente está na moda falar de amamentação. Acho que a maioria dos leitores já deve estar sabendo, principalmente os frequentadores do facebook. Mas resumidamente, para os desavisados, eu explico. Um belo dia uma mulher foi numa exposição com seu bebê, ele ficou com fome, ela começou a amamentá-lo. Um segurança foi reclamar e disse que era proibido. A mulher não gostou, comentou com suas amigas, a coisa se espalhou e resolveram fazer um protesto: reuniram um monte de mães e foram todas lá amamentar no local da exposição (Itaú Cultural). O nome do protesto foi chamado de Mamaço.
  Isso virou notícia em todas as mídias. Jornais, blogs, revistas e, finalmente, até o cqc resolveu falar sobre o assunto. Alguns elogiaram, outros criticaram, outros ironizaram e, claro, o cqc fez piada. Aí, pra continuar o vai-e-vem, alguns elogiaram o cqc, outros criticaram, outros ironizaram e por aí vai (um resumo do que eles falaram foi comentado aqui).

  Aí eu fico aqui pensando onde eu me posiciono nessa polêmica toda. Afinal, o Nathan tem 18 meses e ainda mama. E em 18 meses de mamadas, obviamente já teve várias ocasiões em que ele teve que mamar em público. Ele já mamou no carro, no shopping, praça de alimentação, no avião, na praia, no aeroporto, sala de espera de consultórios, restaurantes e lojas. Eu concordo com a ideia do mamaço, porque a proibição foi realmente absurda. Em primeiro lugar tem que vir sempre o direito do bebê de mamar. Pô, a amamentação já é tão difícil!! O peito dói, peito cheio incomoda, às vezes racha, às vezes sangra, às vezes empedra, às vezes infecciona, a gente fica doente, tem febre... É, meus amigos, amamentar não é só sacar o peito, não. Aí, quando tá tudo certo, vem um mané querer atrapalhar? Se liga, figura! Vai procurar ladrão, ô segurança.

 Mas eu até entendo o pessoal que diz que não se sente confortável vendo as mulheres com peito de fora. Quer dizer, entendo em parte. Lembro que, antes de engravidar, eu sempre achava estranho essa história de amamentação em público. Via mulheres amamentando em lugares tipo ônibus e achava esquisitíssimo. Pensava sempre que eu não iria fazer a mesma coisa. Meu raciocínio era assim: "Eu não saio mostrando o peito por aí. Por que vou começar, só porque tem leite dentro?". Nessa onda de polêmica, muitos disseram que os homens são uns safados, que só pensam bobagem, que não podem ver peito sem pensar em sexo e blablablá. Mas eu nem sou homem e também sempre achei estranho. Por que será que dá essa aflição na gente? Falta de costume? Uma coisa que eu não gosto é de ver gente roendo unhas. Arggh, me dá uma aflição, um nervoso, vontade de falar "Paaaaara!". É, acho que prefiro ver bebê mamando que gente roendo unhas.
 
  Por outro lado, mesmo achando estranho, nunca me passou pela cabeça que devesse ser proibido amamentar em público. Queria mais era que proibissem fumar em público, jogar lixo no chão, homens peludos de camiseta regata... :-P Essas coisas abomináveis.
  Uma coisa que me incomoda é mania que algumas pessoas tem de querer se meter na vida dos outros, em coisas que não mudam em nada a sua própria vida. A mulher tá amamentando. Não gostou? Olha pro outro lado, uai. Por que isso te afeta tanto? Ou por exemplo aquele pessoal que tenta impedir o casamento homossexual. Não importa se você concorda, discorda, é a favor, sua mãe diz que é feio, você acha nojento ou a bíblia diz que é pecado. O pecado não é seu! A vida não é sua. Por que você quer ter o direito de decidir sobre a vida alheia? Isso nem impede que eles continuem sendo gays, vivendo juntos, tenham filhos... Só atrapalha um pouco. Pra que, né? Bom, mas uma polêmica por vez, vamos voltar ao assunto, hehehe.

   Ok, então:
1) Sou a favor da amamentação. Sempre. Em qualquer lugar.
2) Acho que peitos de fora em público meio esquisito.


  O que fazer então? Bom, eu sempre tentei usar a estratégia do paninho na cabeça do bebê. Mas isso também não é tão simples quanto parece. Às vezes o paninho cai, às vezes o paninho escorrega, às vezes você esquece o paninho em casa, às vezes todos os paninhos da mochila estão sujos e babados. E a pobre da mãe aqui tentando se esconder e se tapar. E finalmente, chega uma idade em que o bebê se rebela contra o paninho e insiste em querer apreciar a paisagem enquanto faz o seu lanche. Aí já era, meu amigo. Roubar doce de criança pode ser fácil. Agora, fazer um bebê de mais de 1 ano mamar embaixo do pano... quase impossível! Felizmente nessa idade ele já mama poucas vezes e normalmente dá pra esperar chegar em casa, a não ser em casos de crise.

  Ah sim, devo dizer que, depois desses 18 meses, encaro de forma diferente a amamentação em público. Agora entendo os motivos. Quando o filho tá chorando e com fome, essa passa a ser a prioridade número 1 de uma mãe. Acho que todas prefeririam amamentar em casa, no conforto de suas poltronas. Mas se você não tá em casa, paciência! Eu sempre tentei me organizar pra adivinhar o horário da fome do Nathan e estar em lugares "bons" na hora da mamada. Mas às vezes a bola de cristal embaça... E às vezes a gente tem que viver um pouco, que mãe lactante também é gente, né? Fora que acostumei. Acabei convivendo com muitas mães que amamentam, então aos poucos comecei a achar normal.
  Será que o problema não é esse, então? A gente acha estranho porque não tá acostumado? Afinal, nesse mundo moderno, infelizmente as mamadeiras estão sendo usadas muito mais do que deveriam... Inclusive, hoje prefiro ver bebê mamando no peito do que mamando mamadeira. Quando vejo um bebezico pequeno na mamadeira, secretamente fico conjecturando se a mamadeira é necessária mesma, se foi preguiça da mãe, falta de informação ou falta de apoio... Eu conheço as estatísticas e sei que na grande maioria dos casos, falta de leite não foi, mesmo que elas mesmas não saibam disso. Mas essa questão já é bem mais complicada e o ideal é analisar caso a caso, porque existem regras, mas também exceções.

  Enfim, não precisava tanto barulho por causa desse assunto. O problema é que algumas pessoas possuem pouca instrução ou QI baixo, sei lá e não sabem o que fazer quando se deparam com uma cena que não querem ver. Tadinhas... Mas como eu sou muito legal, eu ensino! Vamos lá. Preparados?

Método 1: fechar os olhos. Instruções: movimente suas pálpebras em direção à parte inferior dos seus olhos, até que sua visão esteja totalmente bloqueada. Mantenha-as nessa posição por alguns minutos e, se necessário, repita o procedimentos quantas vezes forem necessários, até a visão indesejada mudar.

Método 2: virar a cabeça. Instruções: rotacione a cabeça para a esquerda ou direita, conforme a visão que se deseja evitar, por pouco mais de 90 graus.

Método 3:virar o corpo. Instruções: Erga o pé esquerdo, movimenta a perna para a esquerda fazendo um arco de 90graus e posicione-a no chão. Em seguida, faça movimento semelhante com a perna direita, trazendo-a para junto da perna esquerda, acompanhando o movimento das pernas com  o tronco. Repita se necessário.

  Dúvidas?

Ps: Seria lindo eu colocar uma foto do Nathan mamando para ilustrar esse post, mas... já comentei que sou envergonhada? Eu quero ter o direito, se necessário, mas... odeio amamentar em público!!

7 comentários:

  1. Que seguranca tondo,a Giovanna mamou 20 DIAS acredita.... a minha mae falou que quando era bebe, ela amamentou bem pouco tbm,agora já a minha irma mamou até 2 anos.Entao daqui uns 9 anos e meio quem sabe, eu naum venha ter leite..rsrssrsr é o tempo que talvez tenha outro filho rsrsrsrsrrs pensamos assim mas o SENHOR DEUS é quem sabe.Um beijo

    obs. naum repara das palavras sem acento,é que esse notebock do Guinho é horrivel 3 idiomas, entao 3 teclados, mas o que fale é a intencao rsrsrsrsrrss Beijo

    ResponderExcluir
  2. Bom, primeiro acho que deveriam treinar melhor esses segurancas para darem importancia ao que realmente e importante: SEGURANCA !!
    Segundo: prioridade, local adequado e conforto para as maes e bebes.
    Se nao tem local adequado, a mae pode e deve se sentar no lugar que achar melhor e amamentar em paz !!

    ResponderExcluir
  3. Ah, sabia q tu irias comentar sobre isso! Fico feliz q tenhas a mesma opinião que eu...tb nao acho legal, mas nosso bebe é prioridade...fazer o q né? Ah, odeio homem de regata, seja peludo ou não...arght!

    ResponderExcluir
  4. Hahahahaha!!!! Camis vc é uma figura! Nisso o Canadá não te mudou em nada! Lendo esse post deu saudade dos nossos cafés na Mot... É, é minha amiga camilla de sempre mesmo! Kkkk
    Amei o texto, vou até compartilhar! :)
    Super beijo

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Concordo, concordo, concordo...
    Só tenho a acrescentar que na segunda vez, tudo fica mais fácil (quer dizer, na parte de amamentar em público, porque mastite de dar febre e rachadura feia da braba mesmo eu tive com a Alice, não com a GLorinha). Mas no batizado da GLorinha, por exemplo, eu fiquei com muita inveja santa das mães com suas lindinhas mamadeiras a tira colo, enquanto eu saía de fininho para amamentar a Glorinha lá no fundo da igreja, ainda com a ajuda da minha irmã, para equilibrar o 'paninho'. Já no batizado da Alice, saí tranquilamente e fiquei amamentando de pé, na porta, e mais tarde num banco ligeiramente para trás (no da Alice nós estávamos beeeem na primeira fileira, então ficava muito 'na cara'), mas praticamente sem constrangimento algum. Acho que tem muito a ver com a gente mesma se acostumar com a idéia.

    ResponderExcluir
  7. É verdade Alessandra, acho que o mais importante é a gente se acostumar. Porque acho muito difícil que alguém reclame, igual aquele segurança. No máximo vão fazer cara feia.
    E as outras mães é que tinham que ficar com inveja de você!!
    Mas sei como é. Às vezes, quando eu acordava de madrugada pela 10a. vez pra amamentar, ficava pensando que se o Nathan tomasse mamadeira, podia ser o Alessandro levantando e não eu. :-)

    ResponderExcluir