quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sound of Music Festival

  Aqui no Canadá o dia dos pais é no 3o. domingo de junho. E nesse mesmo fim de semana, todo ano acontece aqui em Burlington o Sound of Music Festival. Mais exatamente... adivinham onde? Sim, no parque em frente ao lago, a 2 quadras aqui de casa, ebaaaa. :-)
  Na verdade, no começo não me animei muito. Eu sabia que ia ter várias bandas tocando, vários palcos, inclusive no fim de semana tinha palcos até no centro da cidade, no meio da rua. Aí achei que fosse ser basicamente música. Ou seja, não exatamente um programa para criancinhas de 1 ano e meio. Mas felizmente eu estava enganada!
  Era um típico festival de verão. Pra quem mora em Maringá, eu compararia com uma Expoingá, talvez. Mas melhor, com muito mais diversão. Tinha parquinho, barraquinhas vendendo comida, barraquinhas vendendo tranqueira, artesanato, etc. E claro, música. Muita música. O festival começava na 5a.feira e terminava domingo. Como coincidiu de ser o fim de semana que fomos para um chalé na beira de outro lago, só fomos no primeiro dia de festival, 5a.feira. As programações infantis só aconteceriam no fim de semana, então essas nós perdemos. Mas ainda assim estava bem legal.
  Logo que chegamos reparamos na banda que estava tocando. Era uma banda local que eu não conheço, tocando uma música idem. Um rock/pop básico bem legal. Na hora falei pro Alessandro: "Se fosse no Brasil ia estar tocando um pagode", hehehe. Vai dizer que não? Se não fosse pagode, seria sertanejo, axé, sei lá. Não que eu tenha ódio mortal desses estilos, mas prefiro bem mais a música daqui.
  Mas... antes de mais blábláblá, vamos a algumas fotos!
  Bom, esse é o nosso famoso parquinho. Lá ao fundo montaram um parque de diversões e nessa foto também dá pra ver algumas barraquinhas.

  Pra comer, as coisas típicas daqui. Cupcakes, hotdogs, batata frita, funnel cake, hamburgers, etc.  A comida acabava atraindo algumas gaivotas e o Nathan se divertiu bastante correndo atrás delas.




   O Alessandro comprou numa das barraquinhas essa maquininha que faz bolhas de sabão. Você só precisa apertar o botão. O legal é que ela faz umas bolhonhas! Por serem maiores, o Nathan conseguia pegá-las mais facilmente. Ele se divertiu um montão correndo atrás das bolhas. Primeiro ele tentava estourar com a mão. Depois começou a tentar manobras mais radicais. Tentava pegar com a boca, nariz, dava cabeçada, hehehe. Muito engraçado.
  Interessante que bolhas de sabão agradam todo mundo. Quase todo mundo que passava tentava estourar algumas bolhas. Adultos, velhos, crianças, enfim, unanimidade!

  Teve um desfile, também. Na 5a.feira só passou rapidinho essa banda tocando. Mas no fim de semana ia ter um desfile bem grandão, com mais de 50 "entidades" desfilando. Esse deu pena de perder. :-(

  Estávamos lá, brincando, quando do nada passaram umas moças distribuindo esses colares, totalmente grátis! Eu ainda não entendo muito bem por que ficam dando coisas pra gente nos festivais, mas enfim, pegamos! E mais uma vez o Nathan achou super legal ficar brincando com eles. Colocava, tirava, jogava, fazia voltas no pescoço, na mão... Como criança é criativa, né? Ele encontrou muitas formas de brincar com eles.

  Outra coisa que distribuíram foram uns sacos de lixo... hmmm, como é a palavra mesmo? Sabe, quando a coisa se decompõe rapidamente? Ah, sei lá, enfim, uns sacos de lixo ecológicos verdes. :-) Quase que levamos uma coleção, já que o Nathan fez amizade com a mocinha que distribuía os saquinhos. Os dois ficaram dançando um tempão.
  Aliás, o Nathan continua super político. Ele vai andando, acenando e falando oi pra todo mundo. Quer dizer, ele fala "ai". Acho que é uma mistura de oi com hi. :-) Se a pessoa não responde de cara, ele insiste e fica falando "Ai. ai" até ela responder. Bom, volta e meia ele encontra alguém mais mal humorado que não responde ou que não reparou, aí ele fica meio decepcionado... Mas aí já muda o foco e vai falar oi pra outra pessoa. Ele também sempre se despede falando bye, é muito educado!

  Ah, repararam em uma das fotos lá em cima que tem uma barraca escrita "Imposters"? Então, essa barraca vende óculos, relógios, etc similares aos de grifes famosas. Mas não são falsificações propriamente ditas. Por exemplo, tem um óculos igualzinho a um modelo da Gucci. Aí eles colocam uma plaquinha escrito algo do tipo "Compare o preço deste a um óculos Gucci". Claro que a palavra Gucci está escrito grandona, enquanto todo o resto está em letras miúdas, hehehe. Ah, sim, e o óculos não tem nenhum logo, nada escrito Gucci. Afinal, são imitações, mas não falsificações. Bem melhor assim.
  Ainda me lembro quando morei em Recife, de ter visto no centro da cidade umas carrocinhas vendendo cds piratas. Os piratas andavam tranquilamente pelo centro, passando ao lado de policiais, numa boa, como se não estivessem fazendo nada ilegal. Que horror...
  Antes que me acusem de hipocrisia, o meu windows e o meu office são originais, viu? :-) Hehehe. Ok ok, nem sempre foram. Mas estou correndo atrás do prejuízo e há muitos anos só compro software original. Também compro minhas músicas em vez de fazer download. Pago pelos meus filmes. Compro seriados. Tenho que dar o bom exemplo para o meu filho, né?

  Mas voltando para o festival, também deu pena de perder o Family Zone no fim de semana. Teve pintura de rosto, bichinhos de bixiga, cama elástica, atividades de colorir, shows com músicas infantis, marionetes e sei lá o que mais. Tudo grátis, que ótimo!

  Como são legais esses festivais! Aí de cara a gente se pergunta: puxa, mas como tem tanta coisa legal no Canadá? Por que no Brasil não tem essas coisas? Well, uma parte do motivo eu sei. Trabalharam nesse festival 600 voluntários! Todos muito bem organizados, divididos em comitês de comunicação, captação de doações, logística, programação, patrocínio, etc. Além disso, no festival passavam umas moças pedindo doações, para que eles consigam manter o festival gratuito todos os anos. E muitas pessoas doam. Aí está o segredo da coisa. Será que no Brasil seria fácil de achar tanta gente pra trabalhar de graça? Não sei. Talvez sim e apenas falte tentar. Afinal, no Brasil tem tanta gente boa! Vai saber...
  Enquanto isso, seguimos nos divertindo e aproveitando, já que o verão começou ontem e ainda temos pelo menos mais 3 meses de muitos festivais por aí.

3 comentários:

  1. não vejo a hora de ir brincar nos parques com meu pequeno Cá!
    ah...q num próximo vc tnha um p humanizado com certeza!
    bj

    ResponderExcluir