quarta-feira, 15 de junho de 2011

Educação

  "Como se faz pra achar um canadense numa sala cheia de gente? Sai pisando no pé de todo mundo e vê quem pede desculpas pra você". Hahaha. Já ouviram essa piada? Eu ouvi recentemente. Mas olha... não é bem piada, não. Os canadenses pedem desculpas pra tudo, o tempo todo.
  Se você está no mercado olhando uma prateleira e alguém passa na sua frente, pede desculpas. Ou se por acaso você está bloqueando o caminho e a pessoa quer passar com o carrinho, quando você sai da frente ela passa e também pede desculpas por ter te incomodado. Claro que aí a coisa educada a se fazer é você pedir desculpas também, óbvio! Aliás, no supermercado é um tal de sorry pra lá, sorry pra cá, quase compensa levar um gravador com muitos sorrys gravados. Acho que se você pisar no pé de alguém no mercado, vão mesmo pedir desculpas. Afinal, provavelmente foi culpa da pessoa, que tava com o pé no lugar errado, sei lá. Hmmm, deu até vontade de pisar no pé de alguém, agora, só pra ver o que acontece, huahuahua.
  Quando levo o Nathan pra brincar no Early Years Centre, também reparo que desde pequenininhos as mães ficam ensinando boas maneiras. Pegou o brinquedo da mão do coleguinha? A mãe faz devolver e pedir desculpas. Empurrou? Pede desculpas. Trombou com o carrinho? Desculpas. Se a criança é muito pequenininha, então é a mãe que pede. Mas pode ficar tranquilo que você não ficará sem o seu sorry!
  Nos mercados, lojas e coisas parecidas, tem um "ritual" de comprimento:
- Oi, como você está hoje?
- Estou bem, obrigada. E você?
- Estou bem também.
- Que bom!
  E normalmente depois vem um "Está um dia ótimo/horrível/esquisito hoje, não?". :-) E depois de pagar a conta, vem a despedida, que é uma dessas opções:
- Tenha um bom dia. Tchau!
- Aproveite o resto do seu dia. Tchau!
- Se cuida! Tchau!
  Ou noite, se for o caso. Ah, no elevador só se fala "oi" na entrada, mas na saída você também tem que desejar "enjoy the rest of your day"  pra pessoa. A frase é tão comprida que tem que começar a falar logo que a porta começa a abrir, senão não dá tempo. Já o Nathan só fala "bye" mesmo. :-)
 
  Mas comecei a reparar mais nisso depois que voltei de Montreal. Depois de passar dois dias lá, ao chegar no aeroporto de Toronto alguém me pediu desculpas por alguma coisa, aí eu me toquei que ninguém pediu desculpas pra mim em Montreal. Que absurdo!! Esses canadenses franceses não são iguais aos daqui.

4 comentários:

  1. Na Inglaterra era um pouco assim também... chuva de "sorry" por todos os lados.

    ResponderExcluir
  2. Ah, se fosse eu diria: nao desculpo nao, so para ver a reacao das pessoas.
    Otima ideia hem ??
    Faca e depois me conte..
    hehhee
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha, pessoas educadas...odeio mal educados! Acho cada vez mais que moro no lugar errado! :( A Bê tb já pede desculpas dá um upa e dá um beijo (tudo pq eu obrigo...hahahah) bjoca

    ResponderExcluir
  4. Poxa mãe, isso acho que não consigo. Tadinhos!! Tão educadinhos! :-)

    ResponderExcluir