sábado, 11 de junho de 2011

Aulas para crianças

 Acho que já deu pra perceber que entretenimento aqui é o que não falta, né? Principalmente na primavera e verão. Eu até tenho um arquivo onde vou fazendo uma lista de todos os lugares e eventos que tem pra gente ir. :-) Tem parques, museus, zoológicos, festas, feiras...

  E isso que estou marcando só os lugares kids-friendly. Aliás, vocês devem lembrar que comentei dos centros comunitários onde eu levava o Nathan no indoor playground, né? Eu já achava barato os $3 dólares que custava o ingresso, mas agora nem isso preciso pagar. Em toda a província de Ontario tem uns tais de Early Years Centres, lugares do governo com atividades e programas para crianças. Em Toronto também tinha, mas nunca fui atrás porque não tinha carro, então era mais prático ir no centro comunitário, que era pertíssimo de casa.

  Bom, mas aqui em Burlington eu fui! Quer dizer, fomos. :-) No programa básico, que é só chegar-e-brincar, o esquema é o mesmo. Um salão com um monte de brinquedos e, no final, roda de música. E, quando o Nathan deixa, consigo conversar um pouco com outros pais. Estou tentando levá-lo toda 3a. e 5a. No começo ele não desgrudava de mim, mas agora já brinca um pouco sozinho e, em algumas músicas, repete os movimentos das coordenadoras-cantoras. Ele até já está começando a tentar cantar as musiquinhas! Esses lugares são realmente muitos bons! Pra criancinhas que não vão pra escolinha, é ótimo pra poder socializar um pouco, variar o ambiente e os brinquedos.
  Além desse programa básico, tem outros mais estruturados. Também de graça, mas essas aulas é preciso se inscrever com antecedência, porque tem número limitado de vagas. Mas em vez de a preferência ser ordem de inscrição, é por sorteio. Eu acabei de inscrever o Nathan em um desses programas, espero que ele seja sorteado! É específico para crianças de 17meses a 2anos de idade. Nem sei bem o que acontece, só sei que são joguinhos, músicas e outras atividades. O legal é que é bem direcionado pra faixa etária. Isso é bom, porque no programa básico chegar-e-brincar tem desde bebezinhos até crianças mais grandinhas, tipo 6 anos.
  Também tem outras aulas mais "sofisticadas" e essas é preciso pagar. Um desses programas você deixa a criança e volta pra buscar 2 horas depois. Em todas as outras os pais (ou babás, ou avós, etc) ficam o tempo todo com o filho. Tem algumas aulas de pintura, também. Essas acho que paga $100 pelo verão todo, 1 vez por semana. Se o Nathan não for sorteado no outro programa e ainda tiver vaga, vou tentar inscrevê-lo na aula de pintura.
  Ou não!! Hehehe. Tem outras coisas pra se fazer.
NATAÇÃO
As aulas de natação também são super bem divididas. 4-8meses, 8-12meses, 12-18meses, 18-36meses. Ok, essa última categoria já ficou maiorzinha e é justamente a do Nathan. O preço é razoável. $47.16 por 8semanas (8 aulas). Eu pagava bem mais que isso pro Nathan fazer natação no Brasil...
GINÁSTICA
Mais divisões. Com 8 meses de idade já tem aula de ginástica! A primeira categoria é de 8-18meses. Depois disso 18-36meses. Mas diz a página que mesmo sendo uma faixa maior, eles tentam agrupar as crianças dentro da aula por faixa etária. $198 por 10 semanas. Interessante a descrição da aula: programs focus on gross motor development, body awareness, behavioral skills (i.e. listening and waiting your turn) and gymnasium familiarity. Gostei desse lance de ensinar a ouvir e esperar a sua vez. O Nathan tá precisando, hehehe. Ele não tenta roubar o brinquedo dos amiguinhos e espera pacientemente a sua vez no escorregador, nesse ponto ele é bem educado. Mas quando alguém pega um brinquedo que ele acabou de largar, ah, aí faz um escândalo!! As outras crianças têm que esperar um pouco, vai que ele muda de ideia e resolve brincar mais um pouco?
SPORTBALL
Essa é uma aula também específica para 16-24 meses. Nela, as crianças têm um contato inicial com vários esportes (Hockey, soccer, tennis, baseball, basketball, volleyball, golf and football). São muitos, copiei e colei da página da escolinha, hehehe. A escola tem várias aulas, de vários esportes, para diferentes faixas etárias. Não pesquisei muito não, mas eles disseram que são instruções "não competitivas". Hmmm, interessante. Nesse mundo moderno existe toda aquela preocupação em não expor as crianças muito cedo a frustrações e derrotas. Ainda não tenho muito opinião sobre o quanto isso é bom ou ruim. Em excesso, com certeza é ruim. Bom, outro dia escrevo sobre isso. Só pra manter o padrão de informações, $152 por 8 semanas.
VIOLINO
Sim, é isso mesmo! Existe aulas de violino para crianças a partir de 1 ano!! Violin, viola, piano e cello. Eu, hein? Tem que ir de fone de ouvido se for levar o Nathan nessa aula. Nossa, achei que fosse ser mais caro. $270 por 27 aulas. Que barato! Acho que vou levar o Nathan pra tocar violino, hahaha. Aliás, ele adora pegar duas colheres de pau e ficar batendo uma na outra. Ele já tá fazendo o ritmo certinho de um programinha que passa na televisão. Aliás, entrei no site e vi que tem aulas desde recém-nascido! Claro que não é aula de tocar o instrumento, é mais de contato com músicas, ritmos, etc.

  Ufa, acho que agora acabou. Fico até perdida com tanta aula. Nem sei o que escolher. Alguém tem sugestões? :-) Ainda bem que ele não vai ter que estudar inglês, no futuro, hehehe. Isso que eu só listei as atividades possíveis para a idade do Nathan. Depois dos 3 anos aumentam muito as possibilidades. Depois dos 5, então, explosão!! Aula de equitação, mergulho de plataforma, nado sincronizado, golfe, futebol americano, hockey, futebol, patinar, aula de skate (!), teatro, tênis, pintura... Ufa! Mas as que mais chamaram a atenção foram essas aqui:
1) Educational Robotics. Introduce your child to the World of Engineering & Science through instructive play, experiment, technology, problem solving and teamwork. Uau, aula de robótica!! Eu ia ter adorado uma aula dessas quando era adolescente.
2) Learn to program video games like pros! Uau!!! Aula de programação para crianças a partir dos 7 anos!! E eu só fui aprender isso na faculdade, huahuahua.

  Isso tudo aqui em Burlington, cidade de meros 170.000 habitantes. Aí fica mais fácil o país mandar gente pras olimpíadas, né? Olha só quanta opção!! Isso foi só o que eu vi numa revistinha que a prefeitura distribui com as atividades de verão. Imagina se eu sair pesquisando!
  Aiai, que responsabilidade. Como é que posso escolher atividades para ele começar cedo, ele sendo tão pequenininho? Será que ele vai crescer e reclamar: pô mãe, por que você não me colocou na aula de violino desde pequenininho? Teria sido mais fácil!! Ou na aula de hockey, ou baseball, ou... sei lá. Adolescente sempre arruma motivo pra reclamar, hehehe.

  Bom, mas enquanto vou me assentando na cidade e não escolho mais coisas pra ele fazer, brincamos muito em casa e... vamos no parquinho, é claro! Ainda mais agora que os jatos de água estão ligados. Acho que a maioria já viu a foto no facebook, mas vou colocar aqui de novo.





























  E agora algumas fotos da gente na "praia" e a caminho dela. Já falei que moro a 2 quadras do lago, né? Então, chegando no lago, se a gente virar à direita e for margeando, a gente acaba chegando nessa "praia". A gente não foi muito longe, parece que se andar mais chega num lugar com mais areia. Ali onde a gente foi achei meio blééé. Não deu vontade de voltar, não. Mas tinha até bastante gente, inclusive algumas dentro da água! Que coragem... Tava calorzinho, mas ventando. Bom, eis as fotos.







 Deu pra perceber que foi a Cintya que tirou as fotos de novo, né? Hehehe. Tem umas muito lindas! E para dar continuidade, ela deveria se especializar no photoshop, pra diminuir o tamanho do meu nariz, apagar as marcas de espinha, pentear o cabelo, hehehe. Aliás, não consigo encontrar fotos dela pra colocar aqui! Cintya, para de se esconder, poxa!

8 comentários:

  1. Ola
    Eu colocaria na natacao, mas ja eu volto para comentar mais, estamos de saida.
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Cá!
    isso foi o que o meu contador falou!
    q por isso não compensa q seja feita a declaração definitiva...mas pelo q vi nos googles....não explica mt....parece q fica suspenso!!!
    de qualquer forma, faremos a declaração de isentos...pronto! rs
    bj

    ResponderExcluir
  3. Oi mãe. Que comentário mais mixuruca!! Assim nem tem o que eu responder.:-P Volte logo! Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, eu vi que você disse que foi o contador, o que teoricamente torna a informação confiável. Mas sei não, dei uma googleada agora também e vi relatos de várias pessoas que fizeram a saída definitiva e continuam com seus cpfs ativos.
    Desde que você se declare isento todo ano, uma coisa não tem nada a ver com a outra.
    Quando completarmos 1 ano aqui, vamos fazer a saída definitiva.

    ResponderExcluir
  5. Bem... pense positivo: muita opção é melhor do que pouca opção!

    ResponderExcluir
  6. Ah, com certeza! Eu acho ótimo ter tantas opções. Eu e o Alessandro morremos de inveja do Nathan, hahaha. Bem que eu queria ter tido tantas opções quando era mais nova. :)

    ResponderExcluir
  7. ô maravilha...qta opção! Olha aqui nao tem quase...só um lugar pago pra natação infantil...saaaaaco...
    Tinha aula de música, eu ia por mas aí fiz uma disciplina em Porto Alegre e não consegui fechar horário, agora
    q tenho, acabaram com as aulas :(...Eu colocaria nessas duas inicialmente..Natação faz tanto bem....tanto como esporte,
    mas como tb pra problemas respiratórios...e aula de música deve ser o q eles mais gostam nessa época...a Bê adora música
    Ah, pra onde vai toda a água desses jatos???Tem sistema de captação novamente??Liindas fotos mesmo...Ah, e viu como aprender
    a mexer no photoshop é legal!?? Eu já dou uma retocada básica nas minhas...hehehehe
    Ah, o q é aquela coisa pendurada na motoca dele? pra tapar o sol?
    bjocas!

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline.
    Então, a água dos jatos escorre por um ralo. Eu imagino que eles captam a água, dão uma filtradinha básica e ela volta a jorrar. Deve ser, né? Aqui é tudo tão ecológico...
    E a coisa pendurada é pra tapar o sol, sim. Mas o Nathan coisa tanto de brincar com o negócio, que ele acaba servindo mais de brinquedo do que sua função original. :-)
    Beijo!

    ResponderExcluir